Transformação digital: O que é e como aderir a mudança

' Deixe um comentário

Com o avanço tecnológico ocorrido nos últimos anos, tarefas maçantes, cansativas e burocráticas agora podem ser feitas por meio de processos automatizados. 

Dessa forma, percebemos como a tecnologia, além de tornar a vida dos profissionais da contabilidade mais tranquila, também proporciona mais tempo para que os gestores possam se dedicar a funções mais estratégicas. 

Outra característica da transformação digital que não poderíamos deixar de destacar, é a economia financeira, proporcionada por essas inovações.

 Visto que, com a ajuda da tecnologia, os empresários e contadores precisam de cada vez menos recursos para se ajustar às novas exigências do mercado e implementar novos modelos e estratégias de negócio. 

Hoje, a transformação digital já faz parte da rotina de milhares de empresas em todo o mundo. Pensando nisso, criamos este conteúdo para você entender como isso pode ser implementado no dia a dia da contabilidade. 

 

Leia também: 4 dicas para gestão financeira de empresas digitais

O que é Transformação Digital na Contabilidade? 

Quando pensamos em transformação digital na contabilidade, associamos a otimização de processos típicos a contabilidade por meio do uso de aplicativos, softwares de gestão e armazenamento de dados e informações na nuvem. 

Essas são algumas das inovações que têm feito com que a contabilidade ganhe o adjetivo digital. Dessa forma, a tecnologia chegou para modificar a prestação de serviços contábeis. 

Apesar das mudanças terem ocorrido de forma mais acelerada nos últimos anos, apenas a chegada da internet ao Brasil nos anos 90 já foi o suficiente para representar mudanças nas rotinas contábeis. 

Na época, empresários e contadores tiveram que se adequar a nova tecnologia e realizar as primeiras entregas de declarações via internet. 

 

Uso de softwares na contabilidade 

Muitas das obrigações burocráticas e extensas antigamente eram realizadas manualmente, agora podem ser concebidas sem dificuldade pelos softwares.

Capazes de fazer controles fiscais, emissão de notas, gestão financeira do negócio, arquivamento, geração de relatórios e até atendimento ao cliente, os softwares na área da contabilidade são muitos e acumulam diversas funcionalidades. 

Confira a seguir os mais usados: 

 

  • ContaAzul: Sendo um dos programas mais conhecidos do mercado de contabilidade, o sistema da ContaAzul consegue fazer a emissão de notas fiscais e a gestão financeira do seu negócio.

 

Ademais, este aplicativo também pode ser integrado a um sistema de vendas, cobranças e ao fluxo de caixa. 

 

  • Arquivei: Uma das ferramentas mais completas disponíveis no mercado, por meio desse software o contador pode fazer consultas e armazenamento automático de notas fiscais. 

 

O aplicativo também oferece: centralização de arquivos XML, gerenciamento prático das NFS-e e NFC-e,  fechamento do mês via e-mail e download de NF1 e CTe emitido. 

 

  • Mastermaq: Com este software o contador pode aproveitar atendimento online contábil automatizado.

 

  • HubCont: O benefício mais atrativo do HubCont é sem dúvidas sua agilidade na resolução de processos. 

 

Este software é capaz de executar:

  1. Análise de mensagens  da receita em lote;
  2. DCTF automatizada; 
  3. Calcular Impostos que foram retirados;
  4. Automatização no Simples Nacional. 

 

  • Nibo: Faz o controle de contas a pagar e também o controle de contas a receber. 

 

Veja em seguida: Passo a passo para a abertura de um negócio digital

 

SPED Contábil 

Outra transformação digital contábil é o SPED, criado em 2007 pelo decreto n° 6.022,  consiste em um Sistema Público de Escrituração Digital, ou seja, uma forma oficial de escrituração fiscal e contábil de arquivos em um formato específico e padronizado para o meio digital. 

Essa possibilidade, que hoje já faz parte da vida de muitos empresários e contadores, foi um dos primeiros passos para eliminar o papel das rotinas e operações contábeis. 

 

Surgimento de startups

Agora com a possibilidade de armazenar quantidade infinita de informações, houve e  há ainda a necessidade de localizar essas informações com mais facilidade e eficiência.

Conforme os sistemas se tornaram mais inchados, os contadores e empresários começaram a ter problemas como a lentidão de aparelhos e softwares. 

 

Impactos da transformação digital nas empresas

Com o digital agregado à rotina dos setores de contabilidade as empresas precisaram mudar seus processos e sua mentalidade.

Empresas e funcionários estão aos poucos criando uma cultura, que busca  soluções para fazer a diferença na prestação de seus serviços e nas rotinas operacionais. 

Dessa forma, empresas que levam para a sua gestão a transformação digital tendem a ser mais competitivas e mais atualizadas em relação às demandas do mercado, evitando  ficar ultrapassada. 

Confira a seguir os principais ganhos da empresa ao passar pela transformação digital: 

 

  • Automação do escritório de contabilidade;
  • Mais ganhos financeiros; 
  • Rotinas menos cansativas;
  • Menos erros nos processos. 

 

Por se tratar de softwares específicos para contadores é importante contar com o suporte de profissionais especializados, assim é possível aproveitar todo o potencial oferecido por cada um desses artifícios para a contabilidade digital. 

A Yuracan Consultoria Empresarial é uma empresa de contabilidade sediada na cidade de São Paulo, com décadas de experiência em contabilidade.

Nossos profissionais estão preparados para realizar todas as demandas da contabilidade digital. Entre em contato conosco!

Gostou do artigo? Deixe um comentário ou acesse o nosso blog para ver mais.  

Leia no nosso blog: Qual a diferença entre assinatura eletrônica e assinatura digital?

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por: Yuracan Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *