Relatórios contábeis: quais são e sua importância

' Deixe um comentário

A empresas precisam de uma série de planejamentos para funcionar da melhor forma possível. E os relatórios tem um papel fundamental no crescimento do negócio. E neles que serão feitos toda o fluxo de entradas e saídas de investimentos do estabelecimento.

Os relatórios contábeis são registros que devem integrar a organização de qualquer empresa. Tratam-se de métricas que a gestão utiliza para melhorar a tomada de decisões, além de cumprir com obrigações legais.

Tem como objetivo descrever todos os dados colhidos pelo departamento de contabilidade das organizações. São realizados mensalmente ou cada três meses.

Devem constar impostos, encargos e tributos devidos ou pagos, valor de despesas, custos e receitas obtidas por meio da venda de produtos ou comercialização.

Quais sãos os tipos de relatórios contábeis?

– Balanço Patrimonial (BP)

É um dos relatórios contábeis mais conhecidos. É um instrumento essencial para medir a posição contábil de uma organização. Oferece um cenário amplo a respeito da situação empresarial e auxilia o gestor a fazer novos planos financeiros.

O Balanço fornece o valor contábil dos bens registrados no Imobilizado (Carros, terrenos, máquinas, etc.). Ele mostra a desvalorização desses ativos ao longo do tempo e o seu saldo residual.

Também é possível analisar o valor de fornecedores em aberto que sua empresa tem, além de acompanhar saldos a pagar de empréstimos e financiamentos diversos.

– Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

Documento contábil de demonstração, cujo o objetivo é detalhar o resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas.

Os gestores utilizam dos dados fornecidos pela DRE para orienta-los no momento da realização de um planejamento estratégico e para auxilia-los nas tomadas de decisões.

– Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC)

Relatório responsável por demonstrar as informações sobre o caixa. Aqui, consegue controlar as entras e saídas de caixa possibilitando as estratégicas que reduzem os custos e despesas. De modo geral, seu principal objetivo é expor dados essenciais sobre os recebimentos e pagamentos durante o exercício.

– Demonstração de lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)

É um relatório contábil de suma importância para uma empresa, uma vez que aponta todos os detalhes e variáveis do saldo inicial e final da empresa.

A DLPA é a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, utilizada para mostrar as mudanças que ocorreram no Patrimônio Líquido no período e onde ele foi aplicado. Estas mutações patrimoniais podem ser aumento do lucro ou do prejuízo acumulado.

– Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR)

Somente para sociedade anônima. Relatório tem como objetivo mostrar as variações ocorridas no patrimônio e toda movimentação ocorrida em um determinado período.

– Demonstrativo do Valor Adicionado (DVA)

Esse tipo de relatório em a finalidade de detalhar de que forma o lucro gerado por uma empresa em certo período foi distribuído entre os seus funcionários, fornecedores, agentes financiadores, acionistas e governo.

Importância dos relatórios contábeis na sua empresa

São importantes para avaliar a saúde financeira da empresa. Afinal, são eles que resumem todas as informações de uma forma organizada e confiável.

Todo trabalho que envolve a coleta de informações — inclusive a entrega dos informes contábeis à diretoria, à gerência e ao conselho administrativo das empresas — deve ser realizado com muita perfeição, pois esses documentos têm um papel fundamental para a administração dos empreendimentos. Por essa razão, os relatórios contábeis devem ser feitos por profissionais contábeis e com experiência na área.

Como fazer um relatório contábil de qualidade?

– Elabore bom plano de contas

Essa lista vai contar com todos os registros existentes na empresa do seu cliente. Assim, esse plano deverá deixar explícita toda a hierarquia dos elementos e a estrutura dos balanços e demonstrações. Essa organização ditará o nível de detalhamento encontrado posteriormente em seu relatório.

– Trabalhe junto com seu cliente

Seja amigo do seu contador. Para evitar que isso aconteça com você, busque o máximo de informações possível. Dessa forma ele pode entender que é necessário colaborar com você. Assim, juntos, vocês podem obter êxito na montagem de um relatório de qualidade.

– Utilize um centro de custo

O ideal é realizar a segmentação de acordo com cada serviço ou produto comercializado pela empresa. Dessa maneira, são contabilizadas receitas e despesas de acordo com a solução que gerou cada gasto ou ganho.

Essa divisão segmentada entregará informações muito mais detalhadas para uso na tomada de decisões por parte do gestor. Ao fazer uso dessas práticas apresentadas, combinadas com ferramentas que auxiliem o recebimento de suas contas, temos certeza de que a empresa do seu cliente poderá contar com um relatório contábil de qualidade.

Gostou? Deixe um comentário abaixo 👇👇

Leia outros artigos no nosso blog!

📍 Somos uma empresa de contabilidade em São Paulo, com décadas de experiência em ajudar pequenos empresários a conquistarem suas metas e faturarem mais através de uma contabilidade consultiva e eficiente.

☎ (11) 3323-1975

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por: Yuracan Consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *