Regularização de pendências junto aos órgãos do governo

' Deixe um comentário

Uma situação bastante comum entre pessoas físicas e jurídicas é o acúmulo de pendências em seu nome/CNPJ. Com isso, é de extrema importância buscar a regularização de pendências junto aos órgãos do Governo.

Isso porque, para uma empresa, ter dívidas acumuladas pode acabar complicando a sua gestão. Afinal, a sua credibilidade acaba sendo prejudicada no mercado, dificultando o relacionamento com clientes e fornecedores.

Desta maneira, é fundamental que os empreendedores busquem formas de regularizar as suas pendências. O que possibilita, assim, investir tanto no crescimento como também na expansão de uma empresa.

Portanto, o que você acha de compreender como buscar a regularização de pendências junto aos órgãos do Governo? Continue acompanhando o nosso artigo e descubra como gerir uma empresa sem riscos.

Aproveite para ler também o nosso artigo sobre: Contabilidade gerencial: o que é e como colocar em prática?

 

Como regularizar pendências de uma empresa?

A fim de proporcionar a regularização de pendências de uma empresa, é necessário compreender como e onde é feita tal consulta.

Neste momento, existem alguns órgãos do Governo, nos quais um empreendedor pode identificar qual é a situação na qual o seu CNPJ se encontra. Em casos de pendências, é necessário buscar formas de regularizá-las.

Sendo assim, acompanhe a seguir quais são os meios que permitem regularizar as pendências de uma empresa. Confira!

 

1. Dívida ativa no CNPJ

A primeira alternativa encontrada pelos gestores de uma empresa é a dívida ativa, que se apresenta como um cadastro tanto do governo federal, como também municipais e estaduais.

Tal opção é responsável por reunir todos os dados referentes aos débitos que se encontram pendentes de uma pessoa física ou jurídica. Caso a pendência não seja quitada, o resultado pode ser o cancelamento de um CNPJ.

Desta maneira, para fazer a consulta e a impressão da guia de pagamento referente à uma dívida ativa, deve-se entrar em contato ou com o Ministérios ou com a Secretaria da Fazenda de uma determinada região.

Aproveite para acompanhar o nosso artigo: Manter um funcionário: Saiba quais são os custos de um funcionário.

 

2. Dívida no CADIN

O CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal) é um banco de dados, no qual pessoas físicas e jurídicas podem encontrar o registro de suas dívidas.

É de fundamental importância buscar a regularização de pendências, uma vez que uma empresa com débitos financeiros podem acabar sofrendo algumas consequências. Sendo que uma delas é a dificuldade para obter incentivos fiscais.

Sendo assim, para regularizar a situação de uma empresa, o recomendado é acessar o site do Banco do Brasil. Lá, é possível encontrar um relatório completo das pendências encontradas em um CNPJ, buscando assim regularizá-las.

 

3. Dívidas no CNPJ MEI

Uma terceira opção de buscar a regularização de pendências, agora para quem é Microempreendedor Individual (MEI), é analisar se as suas contribuições estão em dia.

Isso porque, o MEI precisa fazer o recolhimento da DAS-MEI, que é uma contribuição mensal que tem como destino a Seguridade Social.

A fim de se manter em dia com as contribuições pagas por um MEI, deve-se acessar o Portal do Empreendedor. Aqui, é possível encontrar todas as guias de recolhimento pendentes e colocá-las em dia.

Leia também o nosso artigo sobre o tema: Gestão financeira empresarial: 7 erros que você não deve cometer.

 

4. Dívida do FGTS

Todo empregador deve se manter em dia com o recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) dos seus colaboradores. O foco é proporcionar uma boa relação com órgãos da Administração Pública.

Desta forma, os empreendedores podem fazer a consulta da regularidade de uma empresa no site da Caixa Econômica Federal. Caso exista alguma pendência, ele pode regularizar a situação, optando pelo pagamento dos débitos encontrados.

 

5. Dívidas no Serasa

Uma outra forma de proporcionar a regularização de pendências de uma empresa é por meio de uma consulta no Serasa.

Aqui, uma pessoa jurídica pode analisar se, por exemplo, o seu CNPJ se encontra no negativo e quais são as suas pendências. O que permite que ele possa renegociar as suas dívidas diretamente com os seus credores.

Portanto, regularizar as pendências de uma empresa é fundamental para se manter financeiramente saudável. Busque analisar a situação do seu negócio e, caso encontre algum débito, opte por resolvê-lo de forma assertiva.

A fim de implementar uma gestão empresarial eficiente, conte com o apoio de um serviço contábil, como a Yuracan! Nós nos responsabilizamos em fazer a contabilidade completa da sua empresa, a mantendo em dia com os seus compromissos.

Com isso, aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como a nossa equipe de especialistas pode te ajudar! Não perca a oportunidade também de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para ler outros conteúdos!

Acompanhe também o nosso artigo: Quem deve declarar o Imposto de Renda 2021? [ATUALIZADO 2021].

 

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por: Yuracan Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *