O Brasil é conhecido internacionalmente como um país com carga tributária bastante complexa. Por isso mesmo, muitos empreendedores brasileiros encontram empecilhos para se manterem competitivos. O Simples Nacional, que é um regime tributário simplificado, trouxe algumas soluções, mas as dúvidas não desapareceram por completo e as dificuldades estão por aí.
Portanto, contar com o apoio de uma contabilidade para realizar essa tarefa pode ser uma excelente opção na hora de evitar o pagamento de multas ou ainda como reduzir o pagamento de impostos para sua empresa.
Pensando em ajudar nossos leitores, preparamos um conteúdo que explica conceitos, mostras as vantagens e aponta uma direção. Acompanhe junto com a gente e veja como reduzir o pagamento de impostos!
Leia também: Estruturação de Negócio: Saiba como escolher o tipo de empresa que vai abrir.
Planejamento tributário
Quando falamos em como reduzir o pagamento de impostos para sua empresa, a primeira coisa que vem à mente é o planejamento tributário, também chamado de elisão fiscal. Trata-se de uma ferramenta que junta estudos e ações projetados para alcançar a redução da carga tributária, de uma forma que não fira a legislação.
Por meio do planejamento tributário é possível fazer a gestão do pagamento de tributos, taxas e impostos que recaem sobre a empresa. Além disso, pode-se realizar estratégias com o intuito de obter descontos, eliminar algumas cobranças e até mesmo recuperar valores já pagos.
Agora que conhecemos o planejamento tributário, vamos dividi-lo em duas etapas:
Planejamento tributário operacional
O planejamento tributário operacional é o que observa se os procedimentos da empresa cumprem com a lei. Ou seja, se os documentos estão em dia, se a escrituração fiscal está correta, entre outros detalhes.
Planejamento tributário estratégico
Após o planejamento tributário operacional, entra o estratégico para ir além. Aqui é analisado se o regime tributário é o mais benéfico e traçado os planos para o futuro. Ainda contribui para definir a visão, missão e valores da empresa.
Aprenda mais com o conteúdo sobre: Gestão Financeira para Prestadores de Serviços: Conheça a importância.
Afinal, como reduzir o pagamento de impostos?
Vimos que o planejamento tributário operacional e estratégico são aliados da empresa na hora de saber como reduzir o pagamento de impostos. Mas afinal, como funciona na prática?
Primeiro, é preciso encontrar uma contabilidade que tenha experiência com esse tema, pois os detalhes da legislação pedem um olhar de quem conhece muito bem a área. A partir disso, é possível fazer uma revisão dos impostos para saber se está tudo de acordo.
Depois, existem estratégias legais que simplesmente reduzem o valor ou cortam certos tributos. Além disso, existe a possibilidade de esperar um tempo maior para pagar o imposto sem que haja prejuízos para as atividades.
Como fazer um planejamento tributário na sua empresa?
Vimos ao longo do texto como o planejamento tributário é capaz de reduzir o pagamento de impostos. Agora, você está decidido a implementar na sua empresa. O primeiro passo você já deu, porque antes de qualquer coisa é importante entender como o processo é feito respeitando todas as regras da lei.
Após esse primeiro contato com o tema, o mais indicado é procurar a ajuda de uma empresa especializada em contabilidade. A terceirização do serviço é uma alternativa que vale muito a pena, mas é preciso escolher muito bem.
Conte com ajuda especializada
Você já sabe como reduzir o pagamento de impostos para sua empresa se desenvolver e crescer ainda mais. Portanto, nada melhor do que poder contar com uma empresa especializada, feita para quem não gosta de burocracia.
Conheça a Yuracan Consultoria! Aqui, simplificamos para descomplicar o seu dia a dia. Deixe a gestão contábil e financeira da sua empresa com a gente e ganhe tempo para focar no que mais importa em seu negócio.
Contabilidade rápida para você acompanhar o que acontece nas áreas fiscal ou trabalhista com total acessibilidade, através da internet de casa ou por celular. Contabilidade simples com dinamismo e praticidade e emissão de notas fiscais, timeline de atividades, calendário para pagamento de impostos, entre outras vantagens.
Fale com um consultor e saiba mais sobre as nossas especialidades.
Gostou do artigo? Então confira nosso blog para mais conteúdo e siga as nossas redes sociais. Continue a leitura: Como abrir uma microempresa em São Paulo: Confira o passo a passo