Quatro dicas para fazer uma boa gestão de estoque

' Deixe um comentário

O estoque é um dos pilares fundamentais, mas que não recebe o devido valor no negócio. Uma gestão de estoque considerada ineficiente pode ser o que pode levar à perda de vendas primordiais por não ter as matérias-primas ou produtos ou até por problemas financeiros causados por excesso de produtos que não possuam demanda.

Todos esses casos resultam em prejuízos.

Com o intuito de não causar esse tipo de situação, preparamos quatro dicas para fazer uma boa gestão de estoque. Confira!

Conheça os pilares fundamentais da gestão de estoque

A gestão de estoque possui três pilares para que seu controle seja efetivo. São eles:

Pessoas

Montar sua equipe para manter e administrar o estoque é uma ação que requer um grande cuidado.

Isso porque será preciso que o perfil dessas pessoas seja detalhista, organizada, ter disciplina em abastecer o banco de dados do estoque, com a meta de ter o sistema esteja sempre correto e atualizado.

Caso a empresa seja de grande porte, é importante que o gestor realize um mapeamento do estoque, mantendo os colaboradores em suas funções sempre, com a finalidade de se especializarem para trabalhar com certos produtos e como funciona a dinâmica de entrada e saída do estoque.

Além disso, é necessário que todo o time possua cuidado ao manusear os produtos para não ter extravio ou quebras.

Controles

Trabalhar com diversas informações e produtos em constante movimentos, não deve nunca perder a atenção, pois pode gerar graves consequências.

Assim, é necessário elaborar uma cadeia de controle com a finalidade de descobrir erros antes que eles se tornem prejuízo.

De maneira cíclica, é preciso realizar uma vistoria no estoque, certificando as informações que estão presentes no sistema e conferindo se todas as práticas foram realizadas conforme estabelecido pela organização.

O inventário de controle tem que ter um calendário pré-realizado.

Também recomenda-se implantar avisos automáticos no sistema usado, indicando o que precisa de reposição ou se tem muita quantidade de certo produto, para manter um equilíbrio.

Processo

Existem dois tipos fundamentais de processos em que precisa ter atenção: o micro e o macro.

O processo micro

O processo micro está relacionado aos procedimentos e rotinas que necessitam ser inseridos, de maneira obrigatória, no estoque quando ocorre uma entrada ou saída da área.

O registro padronizado dos produtos, como, por exemplo, com uso de tecnologia de código de barras, a estocagem no lugar e posição corretos e o modo sistemático de transportá-los deverão ser feitos com vistas a regras já acordadas.

O processo macro

O processo macro está relacionado à integração do estoque com todos os outros setores, principalmente com o setor de vendas e o setor financeiro.

Essa integração do processo produtivo vai garantira a concordância para que o estoque dê a resposta de maneira correta às dinâmicas do mercado e o que sua empresa precisa.

Agora que você já conhece os pilares fundamentais para uma gestão de estoque, confira as quatro dicas para fazer uma boa gestão de estoque.

Analise seu estoque

No final de todo mês, deixe já estabelecido para equipe que faça relatórios bem detalhados relacionados com a movimentação dos produtos e o que tem disponível de cada.

Essa ação faz com que você planeje, conforme o ritmo de compras, produção ou queimas do estoque.

Entenda o valor de manter um estoque

Possua um controle detalhado de qual foi o gasto com a manutenção do estoque, como, por exemplo, preço da manutenção do sistema, gastos com transporte e logística, aluguel do almoxarifado, etc.

Faça uma administração racional dos recursos, para uma boa gestão de estoque.

Saiba quem são os seus fornecedores e realize negociações

A saúde da gestão de estoque também procede de que os fornecedores cumpram com os prazos estabelecidos e entreguem os produtos na quantidade e qualidade acordadas no momento da compra.

Desfaça o seu contrato com fornecedores que não satisfação as condições citadas e dê prioridade para os fornecedores que sejam bons e tenham a maneira de acertar as compras mais facilitadas.

Conheça o funcionamento da queima de estoque

Caso você aplique todas as dicas, porém ainda tenha um acúmulo de certo produto em seu estoque, realize uma queima de estoque.

É mais indicado fazer uma promoção a fim de escoar itens que manter um número grande de algo que, dependendo do que for, possa estragar e ser um prejuízo ainda maior.

Essa ação também pode melhorar as contas do negócio, abrindo espaço para novos itens.

Uma boa dica é contar com o apoio de um serviço especializado, como uma contabilidade. Assim, é possível ter parceiros na hora de fazer a sua gestão.

Esperamos que, com essas dicas, você possa fazer uma boa gestão de estoque. Conte sempre com a consultoria da Yuracan.

Conheça os conteúdos realizados de maneira exclusiva para você e entenda melhor sobre a área contábil.

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por: Yuracan Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *