Quanto custa abrir uma empresa: tudo que você precisa saber!

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Muitos empreendedores que pensam em começar um negócio têm como uma das principais preocupações iniciais os custos para abrir uma empresa. 

 

Além do investimento em equipamentos, contratação de funcionários, compra de materiais e produtos para venda, marketing, e tudo mais, ainda é preciso pensar nos custos legais do processo de abertura da empresa com CNPJ.

 

Preparamos este artigo para tratar alguns dos gastos que você pode ter ao dar início ao sonho de empreender, além de falar sobre a importância de cada despesa. Cada tipo de atividade pode carecer de investimentos introdutórios diferentes e os preços podem variar bastante dependendo de qual for o seu setor de atuação.

 

Continue com a gente para descobrir tudo que você precisa saber sobre o custo de abrir uma empresa. Tenha uma boa leitura!

Quais são os custos para abrir uma empresa?

Como dissemos inicialmente, existem uma série de despesas com as quais um empreendedor precisa arcar na inauguração de seu negócio, desde as taxas de registro até a compra de equipamentos. 

 

Considerando as variações possíveis de cada área de atuação, vamos abordar cada um deles e ajudar você a dimensionar os custos do processo de abertura de uma empresa. Veja os principais:

Taxas de abertura

Um dos principais custos para abrir uma empresa são as taxas de abertura. Esses valores são obrigatórios e fazem parte da oficialização do seu negócio, e sem elas você seria obrigado a trabalhar na informalidade.

 

As taxas podem variar em cada estado e município, e algumas localidades podem ter valores adicionais. Confira: 

 

  • Registro na Junta Comercial do seu estado, mediante pagamento do DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais);
  • Certificado Digital para a emissão de Nota Fiscal Eletrônica;
  • Alvarás de funcionamento e localização, liberados pela Prefeitura, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária;
  • Taxas extras para registro de firma em cartório, autorizações estaduais e registros em órgãos reguladores que certas atividades podem requerer.

 

Esses gastos podem chegar a R$ 500,00, além dos custos de taxas extras que podem surgir.

Capital social

É preciso levar em conta o capital social (ou inicial) com que sua empresa irá trabalhar após abrir. A quantidade mínima para abrir um CNPJ no Brasil é de R$ 1000,00, mas algumas naturezas jurídicas podem requerer valores maiores que isso.

 

Mil reais também podem não ser o suficiente para um empreendimento operar em certos setores, então considere investir mais dependendo do que sua empresa tiver como operação principal.

Esse investimento inicial também serve como o capital de giro para que as engrenagens de seu negócio comecem a operar. Uma empresa precisa gastar antes de começar a gerar receita.

Gastos operacionais

Além do capital inicial, outro gasto inaugural que você precisa injetar no seu negócio é o de custos operacionais. Esse valor cobre todos os bens que você irá adquirir para o funcionamento da empresa. 

 

Veja quais são as principais despesas:

 

  • Aluguel ou compra do ponto comercial, escritório ou loja;
  • Compra de computadores, celulares, móveis, matéria-prima, equipamentos, ou o que quer que seja essencial para a operação;
  • Contratação de funcionários;
  • Pró-labore;
  • Marketing e anúncios;
  • Contas de água, luz, internet, telefone, IPTU e etc;
  • Manutenção, reforma e limpeza do local de trabalho.

 

É impossível quantificar esses gastos de maneira generalizada, mas você pode fazer uma estimativa de quanto gastaria com cada um desses detalhes após uma breve pesquisa acerca da sua área de atuação. Após fazer isso, acrescente este valor à soma!

 

Leia também: Como abrir uma microempresa em São Paulo – conheça o passo a passo.

Pró-labore

Já citamos este gasto no item acima, mas é importante ressaltar que é aqui que devem entrar os gastos pessoais na conta de sua empresa. 

 

De início, é ideal para o crescimento (e para um retorno mais rápido) do seu negócio que você defina um valor mais baixo de “salário” pessoal como proprietário, o chamado pró-labore. À medida que sua empresa começar a gerar mais lucro, você pode se dar um aumento!

 

Quantifique seu custo essencial de vida, defina um pró-labore e adicione à conta.

Registro de marca

Se seu negócio tem um nome fantasia sobre o qual você deseja ter direitos autorais, é preciso fazer um registro de marca! Esse é um custo ao abrir uma empresa que passa despercebido por muitos empreendedores, mas é importante para não sofrer com roubo de propriedade intelectual e plágio.

 

Nesse processo estão contidas duas taxas: de consulta e de registro. Os valores podem oscilar no entorno de R$ 200,00 e R$ 600,00, respectivamente. A primeira oscila menos, e a segunda pode variar bastante. O processo é realizado através do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual)

Leia mais: Saiba como regularizar sua empresa

De que mais eu preciso para abrir uma empresa?

Pode não ser uma dica óbvia nem um passo essencial, mas um conselho valioso para o processo de abertura de empresa é manter uma reserva monetária para o seu capital de giro. O natural de uma empresa recém-inaugurada é que ela demore a dar lucro, dados os custos do investimento inicial ainda pendendo (valores parcelados, por exemplo).

 

Sendo assim, assegure um valor que dure pelo menos pelos três primeiros meses, com foco em pagar as contas mensais e arcar com as despesas fixas, como aluguel, salário, luz, etc.

Procure ajuda especializada de um contador

A verdade é que o melhor conselho para abrir uma empresa é não tentar lidar com toda a burocracia, a coleta de dados e as contas sozinho.

 

A chance de errar contas, de se desorganizar e acabar gerando prejuízo para o próprio bolso é grande sem a devida experiência e confiabilidade nessa área.

 

Por isso, o investimento mais importante é a contratação de um serviço contábil, já que, além de mitigar os riscos de prejuízo, um contador pode realizar boa parte do trabalho para quem deseja se tornar empresário. Conheça então a Yuracan Consultoria!

 

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Este artigo foi escrito por: Yuracan Contabilidade

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