Manter um funcionário: Saiba quais são os custos de um funcionário

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Toda empresa precisa estar ciente de que os custos de um funcionário vão muito além do que apenas o seu salário bruto.

Ou seja, existem vários encargos trabalhistas que, quando colocados no papel, aumentam o custo na contratação e manutenção de um funcionário.

No entanto, por que um empreendedor deve entender qual o valor pago por cada um dos trabalhadores da sua empresa?

Cuidar da saúde financeira de um negócio passa por uma boa gestão de todas as suas finanças. O que passa, inclusive, por compreender quais são os custos de um funcionário.

Sendo assim, um empreendedor pode implantar uma gestão financeira cada vez mais assertiva no seu negócio. O que você acha de entender melhor sobre este assunto tão importante?

Leia o nosso artigo a seguir e descubra quais são os custos de um funcionário e o que são os encargos trabalhistas. Vamos lá?

Além disso, leia também o nosso artigo sobre o assunto Gestão financeira para startups: entenda os benefícios.

Por que devo compreender os custos de um funcionário?

Se você fizer uma breve pesquisa sobre os fatores por trás de uma empresa de sucesso, certamente encontrará a gestão financeira como um dos principais pilares.

Ou seja, a maneira com a qual uma empresa lida com todas as suas finanças tem a capacidade de levá-la ao sucesso. Em contrapartida, quando os empreendedores não adotam os cuidados necessários, ele pode ver o seu negócio fracassando.

Uma boa gestão financeira passa pelo entendimento de quais são os custos de um funcionário. Fato que se apresenta determinante para uma boa administração.

Isso é, a partir dessa informação, um empreendedor pode decidir qual o momento certo para contratar novos profissionais ou em mantê-los ou não no quadro de funcionários da sua empresa.

Desse modo, estamos falando de uma tomada de decisão cada vez mais assertiva e tomando como base os dados financeiros de um negócio.

Portanto, que tal compreender a relação dos custos de um funcionário com o que chamamos de encargos trabalhistas? Continue acompanhando o artigo e descubra!

Leia também o nosso artigo sobre o Pagamento de impostos: como saber se a minha empresa está pagando corretamente?

Quais os custos de um funcionário?

Compreender quais os custos por trás de um funcionário passa, principalmente pelo entendimento do que são os encargos trabalhistas.

Estamos nos referindo à vários benefícios, previstos por lei, que devem ser pagos para todos os funcionários de um empreendimento.

Ou seja, se o seu desejo é descobrir quais os custos de um funcionário, saiba que compreender quais são os encargos trabalhistas é algo indispensável.

Quando falamos nos encargos trabalhistas, é importante entender que eles podem se apresentar de diversas maneiras. Isso é, não necessariamente eles serão recorrentes no valor dos seus funcionários.

Deste modo, existem encargos trabalhistas que serão pagos somente uma única vez no período de um ano, como é no caso do 13º salário. Outro exemplo claro disso acontece quando um funcionário é desligado de uma empresa.

Encargos sociais

Outra especificidade nos custos de um funcionário são os encargos sociais. Eles são direcionados ao Estado, como por exemplo o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e também o Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS).

No entanto, tais benefícios não são pagos de maneira imediata aos funcionários. O pagamento ocorre em determinados momentos, uma vez que, são regulamentados por normas.

Veja a seguir alguns exemplos claros de encargos trabalhistas e descubra que o valor por trás de um funcionário pode ser bem diferente do que você pensa.

Antes, leia também o nosso artigo sobre o tema Conheça os benefícios da contabilidade digital para sua empresa.

Quais são os encargos trabalhistas?

Quando uma empresa decide contratar ou avaliar a manutenção de um funcionário, ela precisa entender qual é o valor pago por ele.

Sendo assim, os encargos trabalhistas não podem ser deixados de lado. Afinal de contas, eles incidem no valor total por trás de um funcionário.

Desta forma, confira a seguir quais são os principais encargos trabalhistas pagos por um empreendimento:

  • 13º Salário;
  • Férias;
  • Vale-transporte (Desconta-se 6% do salário bruto);
  • Ausência remunerada, desde que seja de acordo com os motivos previstos;
  • Licenças;
  • Dentre outros.

Acima, você conferiu alguns dos principais exemplos que influenciam nos custos de um funcionário. No entanto, ainda existe um fator fundamental para entender essa relação, o regime tributário.

Continue acompanhando o nosso artigo e descubra como o enquadramento tributário de uma empresa pode influenciar no valor total de um trabalhador.

Como uma contabilidade pode me ajudar?

Foi possível perceber que os custos por trás de um funcionário vão muito além do que apenas o seu salário bruto.

Deste modo, o entendimento errado do valor total pode abrir a porta para uma série de problemas financeiros. Fato que demanda o suporte de um serviço especializado em informações financeiras e contábeis, como uma contabilidade.

Os contadores podem auxiliar os gestores a entender que os custos de um funcionário passam pelo regime tributário de um negócio.

Sendo assim, as empresas enquadradas no Simples Nacional precisam pagar, considerando todos os encargos trabalhistas e benefícios, aproximadamente 39,37%.

Em contrapartida, as empresas que são enquadradas no Lucro Presumido e Lucro Real pagam 68,18%. Isso significa que toda a porcentagem citada não vai para o bolso dos seus funcionários.

Conseguiu entender os custos de um funcionário? Para mais informações assim, acesse o nosso blog! Leia também sobre os Principais erros cometidos na gestão empresarial: Como evitar?

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Este artigo foi escrito por: Yuracan Contabilidade

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