Principais erros cometidos na gestão empresarial: Como evitar?

' Deixe um comentário

Entrar de cabeça no empreendedorismo não é uma tarefa fácil. Existem alguns erros cometidos na gestão empresarial que podem colocar em risco o funcionamento de uma empresa.

Sendo assim, é de extrema importância que todo empreendedor busque se atentar tanto na parte estratégica como também na empresarial da sua empresa. O foco é otimizar as tarefas que podem colocar em risco o seu negócio.

Qualquer erro cometido na gestão empresarial pode ser fatal e colocar em risco toda a estrutura de uma empresa. O que demanda bastante atenção e comprometimento por parte dos empreendedores.

Portanto, se você está começando a empreender agora, o que acha de ter em mente quais os principais erros cometidos na gestão empresarial? Tomando conhecimento de cada um deles, é possível se resguardar e garantir a sobrevivência da sua empresa.

Continue acompanhando o nosso artigo para descobrir como garantir a sustentabilidade e crescimento saudável do seu negócio! Vamos lá?

Quais os erros cometidos na gestão empresarial?

Um empreendedor precisa estar ciente, antes de começar a sua empresa, de todas as suas responsabilidades. Muitos associam a existência de dificuldades somente ao processo de abertura. No entanto, fazer a gestão de um empreendimento não é uma tarefa fácil.

Para você ter uma pequena amostra do quão importante é fazer uma gestão empresarial eficiente, vamos apresentar alguns números.

De acordo com o Mapa de Empresas do Governo Federal, apenas nos quatro primeiros meses de 2020, foram fechadas cerca de 351.181 empresas. O que ilustra perfeitamente a dificuldade de fazer a gestão de uma empresa.

Sendo assim, é de extrema importância que todo empreendedor conheça quais são os principais erros cometidos na gestão empresarial. Vamos conhecer cada um deles agora?

Veja a seguir quais erros estamos falando e busque se atentar caso note que algum deles está sendo cometido na sua empresa. O foco é atuar de maneira preventiva, evitando assim que tais falhas aconteçam no seu negócio.

1. Não ter um plano de negócios

O primeiro dos erros cometidos na gestão empresarial acontece quando o empreendedor simplesmente ignora o seu plano de negócios. Isto é, o planejamento de como a sua empresa pretende atuar no mercado.

Sem um planejamento, uma empresa não sabe onde quer chegar, tampouco quais os caminhos que ela deve seguir.

Desse modo, a elaboração de um plano de negócios é de extrema importância para o crescimento de uma empresa. Além de definir quais são os seus objetivos, é possível traçar os caminhos necessários para alcançá-los.

2. Não acompanhar a sua concorrência

O próximo item da nossa lista é a falta de uma análise e acompanhamento dos concorrentes da sua empresa no mercado.

Qual a importância desta análise? Identificando e conhecendo os seus concorrentes, torna-se possível implementar ações que façam com que o seu cliente compre com o seu negócio. Isto é, deve-se agregar valor ao seu serviço.

Além disso, a partir de uma análise de mercado, também é possível precificar os seus serviços de maneira justa e assertiva. Ou seja, você tem a certeza que o seu empreendimento não está cobrando barato demais ou com um preço muito acima da média.

Ambas as situações acima podem resultar em prejuízos financeiros para a sua empresa, configurando assim a falta de uma análise de concorrência como um dos principais erros cometidos na gestão empresarial.

Leia também o nosso artigo sobre Como pequenas e médias empresas podem se replanejar em cenários complexos.

3. Esquecer das dores do seu cliente

Um dos erros mais comuns cometidos pelos empreendedores é a falta de uma persona bem definida. Com isso, uma empresa pode se encontrar no mercado sem saber para quem está ofertando os seus serviços.

Dessa forma, além de conhecer quem é o seu cliente ideal, é necessário identificar quais são as suas principais dores. Afinal de contas, os seus serviços devem ser voltados para o consumidor.

Portanto, qual a nossa recomendação? Que antes mesmo de entrar no mercado, você saiba quem é o seu cliente e como os seus serviços podem ajudá-lo. Resolve as dores do seu consumidor é de extrema importância para a captação de novos clientes e consequente crescimento no mercado.

4. Não separar a conta pessoal da conta da empresa

Dentre os principais erros cometidos na gestão empresarial, encontra-se a confusão entre o dinheiro pessoal com o dinheira da empresa. Estamos falando de um erro que pode, inclusive, resultar na falta de recursos financeiros no caixa.

Ou seja, a falta de um controle dos recursos financeiros de uma empresa podem colocar em risco a manutenção de uma empresa no mercado.

O ideal é que o empreendedor adote um pró-labore, que funciona como um salário para o dono ou sócios de um negócio.Enquanto isso, as contas da empresas precisam ser usadas somente para os seus compromissos.

Além disso, erros como não implementar um fluxo de caixa rigoroso também podem comprometer o funcionamento de uma empresa. Se atentar às finanças de um negócio é fundamental para garantir o seu mercado.

Portanto, é fundamental que todo empreendedor busque implementar uma gestão consciente, focada na saúde da sua empresa.

O que você achou do conteúdo que acabou de ler? Para mais dicas e informações, convidamos a acessar o nosso blog! Leia também sobre Os desafios de se empreender no Brasil.

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por: Yuracan Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *