Preciso ter um CNPJ para abrir uma loja virtual? Como faço?

' Deixe um comentário

Empreender online e ser dono do próprio negócio digital é um desejo que tem se tornado cada vez mais comum atualmente. No entanto, muitos ainda não sabem se é necessário ter um CNPJ para abrir uma loja virtual. Este é o seu caso?

Aproveite o assunto para ler o nosso artigo Os desafios de se empreender no Brasil e entenda mais sobre o tema.

Abrir uma loja virtual tem se apresentado como uma oportunidade de empreendimento bastante atrativa. Afinal de contas, quem não gostaria de empreender e ganhar dinheiro sem precisar sair de casa? Sem sombra de dúvidas, este pode ser o sonho de várias pessoas.

Desse modo, é de extrema importância, antes de empreender de maneira online, conhecer mais sobre esse mercado e as suas especificidades.

Portanto, que tal descobrir se é necessário ter um CNPJ para abrir uma loja virtual? Conheça a resposta para essa perguntas e outras agora, por meio deste artigo. Continue acompanhando e esclareça todas as suas dúvidas.

Por que abrir uma loja virtual?

Atualmente, os tempos são outros. A revolução digital trouxe consigo diversas mudanças na sociedade e nos seus hábitos.

Desse modo, o perfil dos consumidores também mudou. Acostumados a sair de casa para fazer as suas compras, agora elas podem ser feitas pela internet. Basta acessar uma loja virtual, comprar os seus produtos e recebê-los em casa.

Inclusive, o hábito de fazer as suas compras online já se tornou uma preferência para 74% dos brasileiros. Os dados foram levantados pelo NZN Intelligence e refletem um pouco do cenário que presenciamos hoje.

Sendo assim, muitos empreendedores estão deixando de lado o sonho de abrir uma loja física para abrir uma virtual.

Além da oportunidade de começar e gerir o próprio negócio sem precisar sair de casa, as chances de aumentar o número de vendas crescem ainda mais. 

No entanto, você , leitor sabe como empreender online? Confira a seguir se é necessário ter um CNPJ para abrir uma loja virtual.

Preciso de um CNPJ para abrir uma loja virtual?

O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é uma obrigatoriedade na vida de todo e qualquer empreendedor.

A lógica é simples. Para que uma pessoa seja identificada como cidadã em meio à sociedade, ela precisa de um documento que comprove isso. Sendo assim, ela pode utilizar tanto o seu Registro Geral (RG) ou o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF).

No entanto, e no caso das empresas? Como elas podem se identificar no mundo do empreendedorismo? 

Dessa forma, surge a importância de um CNPJ para abrir uma loja virtual. Ele é o documento que vai fazer com que o seu empreendimento esteja devidamente regularizado e seja reconhecido como tal.

A emissão de um CNPJ para abrir e administrar uma loja virtual não é uma obrigatoriedade.  Diante disso, é possível iniciar suas atividade no comércio eletrônico utilizando apenas o seu CPF, por exemplo.

No entanto, existem algumas vantagens por trás do CNPJ para abrir uma loja virtual. E são esses benefícios que tornam o processo de extrema importância para todo e qualquer empreendedor. Que tal conhecê-los agora?

Vantagens de um CNPJ para abrir uma loja virtual

Mesmo não sendo obrigado, obter um CNPJ para a sua loja virtual pode fazer toda a diferença na hora de atuar no mercado.

Isto porque a comercialização dos seus produtos pode acontecer somente mediante a apresentação de um CNPJ. Alguns fornecedores têm esse processo como uma obrigação na hora de fazer as suas vendas.

Além disso, a obtenção de um CNPJ pode passar uma maior confiabilidade para a sua loja em relação aos seus clientes. Afinal de contas, todas as vendas estão acontecendo de acordo com a lei.

Portanto, conheça a seguir as principais vantagens de ter um CNPJ para abrir uma loja virtual. Acompanhe conosco!

Emissão de nota fiscal

Uma das principais vantagens da emissão de um CNPJ para uma loja virtual é a possibilidade de emitir notas fiscais.

Dessa forma, é possível realizar todas as compras e vendas com maior segurança. As notas fiscais servem como um comprovante e podem ser utilizadas como forma de garantia.

Além disso, a emissão de notas fiscais contribui para que a sua loja virtual esteja em dia com o pagamento de impostos.

Aproveite para ler: Como pequenas e médias empresas podem se replanejar em cenários complexos

Maior possibilidade de venda

Uma loja virtual devidamente regularizada e reconhecida como um empreendimento por meio de um CNPJ passar mais credibilidade no mercado.

Desse modo, a chance de conquistar a confiança dos seus clientes é cada vez maior. Fato que pode aumentar o seu número de vendas.

Loja virtual regularizada

Obter um CNPJ é fundamental para que a sua loja virtual se encontre regularizada e em dia com os seus impostos. É o que faz com que o seu empreendimento esteja dentro das leis que regem o comércio digital.

Como obter um CNPJ para a minha loja online?

Toda loja online pode obter o seu CNPJ por meio da Receita Federal. No caso, a solicitação pode ser feita no próprio site da instituição.

O cadastro é feito de maneira explicativa. Basta preencher todos os dados e fichas solicitadas no próprio site e depois de feita a solicitação, deve-se acompanhar o seu pedido.

Portanto, podemos concluir que a obtenção de um CNPJ para abrir uma loja online é de extrema importância para todo empreendedor.

Para mais informações e dicas sobre o mundo do empreendedorismo, acesse o nosso blog e confira outros conteúdos como este!

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por: Yuracan Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *