Planejamento financeiro: como transformar os seus resultados

' Deixe um comentário

Toda e qualquer empresa, a fim de se manter competitiva no mercado, precisa de um planejamento financeiro. Afinal de contas, a gestão das finanças tem caráter decisivo na administração de uma organização.

Ou seja, uma empresa não consegue se manter no mercado se ela não tiver dinheiro no caixa. Muito pelo contrário, por meio da realização de uma boa gestão financeira, se torna possível alcançar as suas metas e objetivos.

Contudo, muitos empreendedores ainda não compreenderam a importância por trás da realização de um planejamento financeiro.

É o que faz com que muitas empresas passem por dificuldades financeiras na sua gestão. Algumas delas, inclusive, por não administrarem as finanças corretamente, acabam fechando as portas e, assim, encerrando as suas operações.

Portanto, o que você acha de compreender o que é o planejamento financeiro? Acompanhe o nosso artigo com atenção e descubra como transformar os resultados obtidos por sua empresa. Vamos lá?

 

Aproveite e acompanhe também o conteúdo: Regularização de pendências junto aos órgãos do Governo.

 

O que é um planejamento financeiro?

Sem sombra de dúvidas, as empresas que, hoje, estão se destacando no mercado, possuem como um dos seus pilares o planejamento financeiro.

Estamos falando de uma ferramenta que é responsável por apontar quais são os melhores caminhos para que uma empresa possa alcançar as suas metas (curto, médio e longo prazo) e, assim, garantir a sua saúde financeira.

Por meio do planejamento financeiro, os gestores de uma empresa podem compreender qual é a realidade das suas finanças. O que compreende os seus gastos, receitas, investimentos, e todos os fatores envolvidos na gestão.

Deste modo, uma empresa, além de suprir todas as suas necessidades atuais, ainda pode se planejar para o futuro.

Agora, os gestores podem tomar decisões com maior segurança e assertividade, uma vez que compreendem a realidade financeira apresentada. O que possibilita manter uma empresa em dia com as suas obrigações.

 

Quais são os passos para elaborar um planejamento financeiro?

O planejamento financeiro proporciona uma maior facilidade no momento de fazer a projeção de todas as despesas e receitas de uma empresa. Com isso, se torna possível compreender qual é a sua realidade financeira.

Desse modo, ele funciona como uma bússola, indicando os melhores caminhos a serem seguidos por uma empresa, a fim de contribuir com a sua saúde financeira.

Para que você saiba como contar com um planejamento financeiro na sua empresa, separamos algumas dicas para a sua elaboração. Confira conosco:

 

1. Faça um diagnóstico da sua empresa

O primeiro passo para elaborar um planejamento financeiro é a realização de um diagnóstico da situação de uma empresa.

Neste momento, é necessário levar uma série de fatores em consideração, como os pontos positivos e negativos, público-alvo, os produtos e serviços ofertados, entre outros. Deve-se avaliar a estrutura de uma empresa como um todo.

Sendo assim, a utilização de uma planilha ou de um sistema de gestão se torna um grande aliado dos empreendedores. Afinal, estamos falando de ferramentas que permitem mapear e acompanhar os fluxos de uma empresa com maior facilidade.

Leia também o nosso artigo sobre o assunto: Contabilidade gerencial: o que é e como colocar em prática?

 

2. Faça diferentes projeções

Por mais que seja impossível prever o futuro, o planejamento financeiro permite que uma empresa se prepare para lidar com o que está por vir. No entanto, é necessário, em primeiro lugar, projetar diferentes cenários.

Ou seja, ao analisar a realidade de uma empresa, é possível ter informações valiosas, que proporcionam uma maior segurança aos empreendedores. É o que abre as portas para tomar decisões com maior assertividade.

 

3. Tenha em mãos um plano de ação

O terceiro passo para a elaboração de um planejamento financeiro assertivo é ter em mãos um plano de ação para uma empresa. Nesse momento, é necessário seguir uma séries de passos indispensáveis, como:

 

  • Defina as suas metas e objetivos;
  • Faça um mapeamento dos melhores caminhos para alcançá-los;
  • Defina tarefas, de acordo com as responsabilidades e atribuições da equipe;
  • Não se esqueça de mensurar os resultados que foram obtidos.

 

Sendo assim, será possível traçar todas as ações que devem ser adotadas em casos de possíveis mudanças no mercado.

Aproveite para acompanhar o nosso artigo sobre: Manter um funcionário: Saiba quais são os custos de um funcionário.

 

4. Faça a correta precificação para a sua empresa

Um dos principais pilares por trás do planejamento financeiro de uma empresa é a precificação dos seus produtos e serviços. Estamos falando da definição do preço de venda, responsável pela lucratividade de um negócio.

O foco por trás da precificação é cobrir todos os gastos de uma empresa e ainda gerar lucro para os seus sócios.

Deste modo, se a precificação atual da sua empresa for um problema, é o momento de fazer uma revisão dos seus processos. Faça uma análise das finanças e, se possível, leve em consideração aumentar o preço.

 

5. Utilize um software online

A transformação digital é um conceito que traz consigo uma série de benefícios na gestão de uma empresa. Isso porque, a utilização da tecnologia permite alavancar os resultados obtidos, proporcionando o sucesso empresarial.

Desta forma, no momento de elaborar um planejamento financeiro, um software online pode ajudar a gerir as finanças de uma empresa. O que proporciona uma gestão financeira mais assertiva e responsável.

Uma dica extra para uma empresa é contar com o auxílio de um serviço especializado, como uma contabilidade! Afinal de contas, estamos nos referindo ao suporte de profissionais com vasta experiência no assunto!

Sendo assim, conte com os serviços da Yuracan!  Nós somos uma empresa especialista em contabilidade e consultoria. São décadas de experiência em ajudar pequenos empresários a conquistarem suas metas e faturarem mais!

Portanto, entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas! Além disso, não perca a oportunidade de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar outros conteúdos!

Leia também o nosso artigo sobre: Negócios em alta para 2021: ideias para empreender no “novo normal”.

 

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por: Yuracan Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *