Prevenção de passivos trabalhistas e tributários

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Após abrir uma empresa, um empreendedor precisa levar em consideração uma série de fatores, a fim de implementar uma gestão de sucesso. Um deles é a gestão de pessoas que, inclusive, contribui na prevenção de passivos trabalhistas e tributários.

Afinal de contas, estamos falando de um contexto que pode acabar gerando eventuais gastos que não estavam previstos no orçamento.

Deste modo, é de fundamental importância que um empreendedor busque evitar a incidência de passivos trabalhistas e tributários em uma empresa. No entanto, como é possível alcançar tais resultados?

A fim de proporcionar entendimento mais assertivo sobre os passivos trabalhistas e tributários, nós preparamos um artigo completo! Acompanhe com atenção e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto.

 

Confira também o nosso artigo sobre o tema: Contabilidade gerencial: o que é e como colocar em prática.

 

O que são passivos trabalhistas e tributários?

Os passivos trabalhistas e tributários são gastos referentes à dívidas acumuladas por uma empresa, diante de determinadas situações.

A incidência de um passivo acontece quando um empregador, que pode ser uma pessoa física ou jurídica, não cumpre com as suas obrigações trabalhistas. Um outro contexto que pode gerá-lo é o recolhimento indevido de encargos sociais.

Estamos falando de um valor que não é cobrado de imediato. Ou seja, a sua cobrança é exigida mediante a ocorrência tanto de reclamações trabalhistas, como também de fiscalizações feitas pelo Ministério do Trabalho.

Deste modo, a fim de evitar a incidência de passivos trabalhistas e tributários, é necessário adotar boas práticas na gestão de pessoas.

Isso porque, o bom relacionamento entre empregador e funcionários é crucial para a prevenção de passivos. O que acaba gerando uma maior economia para uma empresa, beneficiando a sua saúde financeira.

 

Como prevenir passivos trabalhistas e tributários?

A fim de se resguardar contra a incidência de passivos trabalhistas e tributários, é de extrema importância que um empregador adote algumas práticas de gestão em sua empresa.

Sendo assim, que tal compreender quais são as melhores dicas para que um negócio não corra riscos com os passivos? Continue acompanhando o nosso artigo e descubra como manter a sua empresa em dia com as suas obrigações.

 

1. Conheça a legislação

O primeiro passo para a prevenção de passivos trabalhistas e tributários em uma empresa é o conhecimento da legislação. Afinal de contas, são várias as leis a serem seguidas e tributos que precisam ser recolhidos.

Deste modo, a fim de cumprir com todas as suas obrigações, o empreendedor deve compreender a legislação.

Além disso, uma outra recomendação é estreitar os laços com sindicatos que representam os colaboradores de uma empresa. O foco passa por entender de forma mais assertiva todos os acordos trabalhistas existentes.

É o que permite repassar as informações para os funcionários da empresa, os mantendo ciente de todos os direitos e deveres existentes. Neste momento, é importante documentar os dados obtidos, certificando assim que todos estejam cientes.

Aproveite também para ler o nosso artigo: Manter um funcionário: Saiba quais são os custos de um funcionário.

 

2. Se comunique com os seus funcionários

Um dos problemas que devem ser evitados é o clima de especulação e até mesmo fofocas entre os departamentos de uma empresa. Com isso, o recomendado a se fazer é implementar uma comunicação mais assertiva.

 

Isso porque, sem mecanismos de comunicação, os funcionários podem acabar tendo um entendimento equivocado dos seus direitos e deveres. Fato que, no futuro, pode abrir as portas para os passivos trabalhistas e tributários.

Sendo assim, deve-se criar um ambiente no qual os profissionais se sintam livres para expor dúvidas, compartilhar sugestões e dúvidas.

Para isso, é possível implementar canais de comunicação entre todos os departamentos e cargos de uma empresa. O que permite estreitar o relacionamento entre empregador e colaborador, minimizando riscos.

 

3. Cuidado com os assédios morais

Por meio da implementação de campanhas preventivas, é possível combater os casos de assédio moral em uma empresa. O que é de suma importância para se prevenir contra os passivos trabalhistas e tributários.

Isso porque, diante de um assédio moral, os colaboradores podem recorrer à Justiça do Trabalho. Fato que pode acabar gerando um custo muito alto para uma empresa.

Sendo assim, deve-se proporcionar, na gestão empresarial, uma relação saudável entre empregador e os seus funcionários, reduzindo as chances de reclamações sobre direitos que não foram cumpridos pelos empreendedores.

Acompanhe também o nosso artigo sobre: Gestão financeira empresarial: 7 erros que você não deve cometer.

 

4. Invista nas auditorias internas

Uma última dica para a prevenção de passivos trabalhistas e tributários em uma empresa é a realização de auditorias internas. Aqui, é possível montar um comitê com profissionais de diversos setores ou contratar um serviço especializado.

O objetivo principal é analisar cada um dos contratos da empresa, mensurar o controle de ponto, folha de pagamento, entre outros processos de uma empresa.

Deste modo, se torna possível averiguar se uma organização está cumprindo todas as exigências da legislação trabalhista. O que evita que ela seja autuada por irregularidades no desempenho dos seus processos.

Portanto, você acabou de acompanhar algumas dicas para resguardar uma empresa contra passivos trabalhistas e tributários. Agora, que tal colocar cada uma delas em prática e otimizar assim a sua gestão?

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Este artigo foi escrito por: Yuracan Contabilidade

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