O que é uma Startup: Diferença entre empresa tradicional e Startup

' Deixe um comentário

Um dos modelos de negócios mais promissores no mercado, uma startup tem ganhado cada vez mais força entre os empreendedores.

 

No entanto, ainda é possível encontrar dúvidas relacionadas à estrutura de negócio que uma startup oferece. Estes mesmos questionamentos podem fazer com que empreendedores desistam de investir neste mercado.

 

Aproveite o assunto em questão para ler o nosso artigo sobre Os desafios de se empreender no Brasil.

 

Sendo assim, ter uma maior compreensão sobre as startups e saber quais são as suas diferenças para uma empresa tradicional é um entendimento de extrema importância.

 

Você também possui dúvidas sobre a estrutura de negócio de uma startup? Sabe quais são as suas principais diferenças quando comparada com uma empresa tradicional? Visando responder tais perguntas e ir além, preparamos este artigo!

 

Portanto, continue lendo com atenção e descubra todas as especificidades das startups e os motivos que justificam o seu crescimento. Leia a seguir!

 

O que é uma startup?

Em primeiro lugar, antes de compreender melhor a estrutura de negócio de uma startup, é necessário entender do que se trata uma. Quais motivos têm levado vários jovens talentos a trocarem a sua carreira em uma empresa para começar do zero nas startups?

 

A palavra startup tem a sua origem nos Estados Unidos e se refere à uma empresa jovem, focada em oferecer inovações dentro de um cenário repleto de incertezas.

 

Sendo assim, as startups estão sempre caminhando lado a lado com a tecnologia. Afinal de contas, elas precisam estar sempre inovando.

 

No Brasil, o número de startups tem aumentado consideravelmente. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o país conta com 12.700 startups. O que representa um crescimento equivalente à 27%, quando comparado com 2018.

 

Desse modo, você pode estar se perguntando agora: “quais motivos justificam o crescimento das startups?”. A seguir, vamos apresentar as principais características de uma startup, justificando assim os seus números.

 

Continue acompanhando e entenda melhor o que faz de uma startup um modelo de negócios atrativo no mercado.

 

Quais as principais características de uma startup?

Como você já pode perceber, as startups possuem especificidades que as diferenciam de uma empresa tradicional.

 

Dessa maneira, confira a seguir quais são as principais características de uma startup e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?

 

Modelo de negócios

O primeiro passo para caracterizar uma startup é o seu modelo de negócios. Aqui, estamos falando de um fator diferente de um plano de negócios. O segundo tem o seu foco em definir estratégias para alcançar as suas metas.

 

No entanto, o foco de um modelo de negócios está no valor de algo e se ele está resultando em rentabilidade.

 

Ou seja, o modelo de negócios de uma startup está focado em identificar se ela tem solucionado as dores dos seus clientes e obtido lucro com isso.

 

Na maioria das vezes, o principal desafio encontrado em um modelo de negócios é criar uma solução inovadora.

 

Repetível

Toda startup precisa ser repetível e escalável. Caso contrário, ela possui grandes chances de se tornar um negócio insustentável e assim, fechar as portas.

 

Dessa forma, um negócio repetível significa que as startups podem entregar o mesmo produto por meio de uma escala que se apresenta ilimitada.

 

Ou seja, ela pode crescer sem a necessidade de alterar o seu modelo de negócios com adaptações e customizações. Uma startup pode somente repetir todo o processo que ela já fez e aumentar a sua margem de lucro.

 

Escalável

Uma startup também é escalável, que significa que ela pode expandir os seus ganhos sem a necessidade de aumentar as suas despesas na mesma proporção.

 

Sendo assim, é possível se manter atendendo uma grande quantidade de clientes, sem precisar modificar a sua estrutura.

 

Cenário de incertezas

Por fim, as startups estão introduzidas em um cenário de incertezas. Afinal de contas, elas precisam sempre fugir do comum e com isso, enfrentar um caminho incerto.

 

Ou seja, não existe um manual de como começar e alcançar o sucesso de uma startup. Não tem como dizer se a solução que ela se propõe a oferecer dará certo ou não.

 

Desse modo, uma startup deve persistir na procura por uma solução inovadora que passe a gerar lucro e assim, torná-la sustentável. Só assim que elas podem captar cada vez mais clientes e crescer no mercado.

 

Agora que você já sabe caracterizar uma startup, que tal compreender as suas principais diferenças para uma empresa tradicional? Acompanhe a seguir!

 

Quais as diferenças entre uma startup e uma empresa tradicional?

Além das características já citadas até aqui, ainda existem outros fatores que diferenciam uma startup de uma empresa tradicional.

 

O correto entendimento sobre cada uma das diferenças contribui para que um empreendedor decida se vale a pena ou não investir em uma startup.

 

Portanto, confira a seguir o que pode diferenciar as empresas tradicionais das startups e entenda mais sobre o assunto. Vamos lá?

 

 

  • Estrutura: As startups possuem uma estrutura preparada para lidar com todos os riscos no mercado, tendo na manga soluções ágeis. Já uma empresa tradicional possui uma estrutura completa, o que demanda maior tempo para se organizar diante de uma situação de risco;

 

 

 

  • Organização: Outra característica das startups é que elas foram planejadas para escalar diante de uma oportunidade no mercado, envolvendo assim todos os funcionários. Agora, as empresas tradicionais se planejam para se manter no mercado e, depois, crescer. Além disso, os seus funcionários possuem funções bem definidas;

 

 

 

  • Ambiente de trabalho: O ambiente de uma startup é focado em se adaptar à mudanças inesperadas e soluções ágeis. Em contrapartida, uma empresa tradicional possui um ambiente mais consolidado.

 

 

Sendo assim, esperamos que você esteja saindo deste artigo com o perfeito entendimento do que é uma startup. Caso tenha mais dúvidas, compartilhe conosco no campo de comentários.

 

Para mais artigos como este, acesse o nosso blog e acompanhe! Não deixe de ler Dicas essenciais para cuidar da contabilidade da sua startup.

 

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por: Yuracan Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *