Infoproduto no Lucro Presumido: Saiba como ter sucesso no seu negócio

' Deixe um comentário

Atualmente, uma das formas de empreender mais vantajosas tem se apresentado como a criação de um infoproduto. Estamos falando de um conteúdo criado em formato digital e distribuído no ambiente digital.

Deste modo, os empreendedores que decidem investir neste segmento precisam se atentar quanto à sua tributação. Afinal de contas, o regime tributário escolhido para um negócio digital é imprescindível para sua gestão.

Inclusive, uma das práticas mais adotadas em todo o país é o pagamento de menos de 6% na tributação de um infoproduto. No entanto, para que este contexto seja aplicado na prática, é necessário o enquadramento no regime do Lucro Presumido.

Ou seja, a escolha do regime tributário para um infoproduto determina a porcentagem que um empreendedor terá que lidar. Logo, é essencial compreender como funciona, principalmente, o infoproduto no Lucro Presumido.

Sendo assim, a fim de proporcionar um melhor entendimento sobre este assunto, nós preparamos um artigo. Leia a seguir e aproveite para tirar todas as suas dúvidas referentes ao infoproduto no Lucro Presumido. Vamos lá?

Leia também o nosso artigo sobre o: Pagamento de impostos: como saber se sua empresa está pagando corretamente.

 

Como funciona o infoproduto no Lucro Presumido?

Quando um empreendedor decide abrir o próprio negócio, ele encontra diante de si algumas opções de regime tributário. É o correto enquadramento tributário que define como será o pagamento dos seus impostos.

Deste modo, acompanhe a seguir quais são as opções de regimes tributários disponíveis para as empresas brasileiras:

 

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

 

A fim de reduzir a tributação para infoprodutos, o enquadramento no Lucro Presumido se apresenta como uma boa ideia.

Desta forma, o primeiro passo é caracterizar um negócio como comércio, definindo assim qual será a sua atividade específica. É comum que empresas, neste processo de transformação, adotem códigos relacionados à edição de livros, venda de cursos etc.

Sendo assim, para pagar abaixo de 6%, no caso estamos falando de 5,93%, o empreendedor não pode recolher o ICMS. Logo, para não pagar o ICMS, deve-se enquadrar a empresa como “editora de livros”, tendo assim como vantagem aspectos como vendas de e-books.

Continue acompanhando para compreender melhor como é a relação do infoproduto no Lucro Presumido. Confira!

Acompanhe também o nosso artigo sobre o assunto: 4 estratégias para reduzir a carga tributária da empresa.

 

No que devo me atentar?

Quando o assunto é a tributação do infoproduto no Lucro Presumido, existem alguns aspectos que devem ser levados em consideração. O foco é garantir a assertividade de todo o processo. Confira a seguir quais são:

 

  • Desenquadramento;
  • O conceito de infoproduto;
  • Código de atividade de livros;
  • Imunidade;
  • Concentração de endereço.

 

Em casos assim, o recomendado é que o empreendedor tenha o suporte de um serviço especializado, como uma contabilidade.

Afinal de contas, estamos falando de profissionais experientes no assunto, que podem contribuir na elaboração de um planejamento tributário para um negócio digital. O foco é proporcionar uma redução em sua carga tributária.

Confira também o nosso artigo sobre o assunto: Manter um funcionário: saiba quais são os custos de um funcionário.

 

Vale a pena optar pelo Lucro Presumido?

Para analisar se vale a pena fazer a tributação para um infoproduto, deve-se realizar uma análise bastante detalhada. Afinal de contas, você perceberá que nem sempre a tributação é uma boa escolha.

Isso porque, em alguns casos, a alíquota pode se apresentar como 16%. Isso sem contar a alíquota efetiva.

Ou seja, ao comparar uma empresa que apresenta uma alíquota de 10%, não vale a pena optar pela tributação de um infoproduto.

Afinal de contas, quando o empreendedor não tem segurança jurídica, ele pode acabar se complicando, abrindo espaço para riscos que podem comprometer o funcionamento do seu negócio digital.

Portanto, o recomendado, para lidar com o infoproduto no Lucro Presumido é contar com o apoio de um contador. Isso porque, estamos nos referindo a profissionais especializados que podem te orientar da melhor maneira possível.

Você pode contar assim com os serviços da Yuracan Contabilidade. Já décadas de experiência em ajudar pequenos empresários a conquistarem suas metas e faturarem mais por meio dos serviços de uma contabilidade consultiva e eficiente.

Possuímos experiência suficiente para contribuir com o seu negócio no momento de definir o seu enquadramento tributário. Com isso, conte com o apoio dos nossos contadores!

Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como nós podemos te ajudar! Não se esqueça também de acessar o nosso blog para acessar outros conteúdos com o que você acabou de ler!

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por: Yuracan Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *