Indicadores financeiros: veja quais você deve acompanhar

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Para que um negócio possa se desenvolver, é fundamental que um gestor possa realizar a análise de seus resultados operacionais. Assimilar os demonstrativos financeiros de uma empresa é a chave para analisar seu desempenho corporativo.

Atualmente, existem diversas formas para dimensionar o sucesso de um empreendimento. Sendo uma das formas mais conhecidas a medição dos indicadores financeiros.

Se você deseja melhorar a lucratividade de sua empresa, reduzir os seus custos e melhorar o seu processo de produção? Acompanhe nosso texto.

O que são Indicadores Financeiros?

Os indicadores financeiros de um negócio são as métricas calculadas por meio de informações obtidas nos demonstrativos dos ganhos da empresa.

Logo, sua função básica é oferecer dados que ajude na conferência da performance organizacional e na tomada de decisão.

Assim, é fundamental que os dados relacionados ao aspecto financeiro sejam analisados de maneira clara, direta e periódica.

Uma maneira de transformar esse método em algo mais profissional é aderindo os indicadores financeiros como instrumentos para análise da realidade financeira do negócio, já que eles atuam como decodificadores da atual situação do negócio, em que a administração alcance uma posição favorável de gerenciamento.

Leia mais em: Finanças pessoais x Finanças da empresa: Dicas de como fazer uma correta separação

Quais são os indicadores financeiros mais importantes?

Dando prosseguimento ao assunto é essencial que você entenda que há diversos tipos de indicadores. Sendo importante dizer, também, que o sucesso de uma análise necessita de apoio de outros pontos, como organização e planejamento do setor financeiro do negócio.

Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é todo o valor que uma empresa precisa acumular para pagar com as despesas do negócio, como os custos fixos, variáveis e indiretos.

É um ótimo indicador para nortear os seus objetivos de arrecadação, criando uma linha de limite mínimo do que o gestor, cada colaborador e a empresa, normalmente, devem realizar.

Custos fixos e variáveis

Os custos fixos são todos os custos padronizados de uma empresa. Esses custos são os que persistem estáveis e são incluídos posteriormente no sistema de controle de contas empresariais.

Alguns exemplos de custos fixos são gastos com limpeza e segurança a taxa de aluguel de um escritório ou o pagamento de impostos, dentre outras.

Agora, os custos variáveis podem ter variações conforme com a demanda e volume de produtividade da empresa. Podem ser determinadas como custos variáveis os produtos comprados para o estoque, que podem ter variações de um mês para outro conforme com a precisão.

De outra maneira, os gastos com o conserto ou manutenção de um certo equipamento usados para as questões operacionais, que são eventualidades.

Giro de caixa e fluxo de caixa

No setor de indicadores financeiros de atividades, existe o giro de caixa que quantifica o quanto do dinheiro que é causado pelas suas vendas diretamente é usado para custear as atividades operacionais do seu negócio. O índice de giro de caixa normalmente é inversamente proporcional ao índice de liquidez corrente: caso um seja alto, o outro costuma ser menor.

Já um dos indicadores mais simplificados de serem conferidos, porém é também um dos fundamentais e usados pelas empresas é o fluxo de caixa, que mede o resto entre os valores de receitas com as despesas de seu empreendimento.

Caso o valor que foge de seu orçamento seja maior do que os valores de entrada, é um aviso de que a sua empresa não está será capaz gerar capital satisfatório para pagar todas as suas despesas.

Ticket médio

O ticket médio evidencia o valor médio de cada consumidor de seu produto ou venda realizada. Ao retratar um alto valor, é possível que você obtenha, com menos clientes, ter um melhor resultado.

Isso ocorre, pois, para trazer novos consumidores no seu serviço ou produto, é preciso investimento, e, lidando com um ticket médio alto e também clientes satisfeitos, é possível ter um bom retorno.

A fim de realizar o cálculo basta executar a divisão do valor total de vendas sobre o número total de vendas.

Também existe a possibilidade de calcular o ticket médio de acordo com cada consumidor. Isso traz oportunidade o conhecimento sobre aqueles que rende mais e que dão maior retorno ao empreendimento.

Estes são somente alguns dos vários indicadores financeiros que podem ser usados para determinar os resultados do seu negócio. Esperamos que o nosso artigo tenha lhe auxiliado e que você consiga empregar estes conceitos no cotidiano de sua empresa.

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Este artigo foi escrito por: Yuracan Consultoria

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