Gestão Financeira para Prestadores de Serviços: Conheça a importância

' Deixe um comentário

Gestão Financeira para Prestadores de Serviços: Conheça a importância

Você sabia que prestadores de serviços possuem uma dinâmica de trabalho diferente das demais profissões? Pois é, como não comercializam produtos físicos mas sim serviços, essas empresas exigem uma maior atenção com a gestão financeira

 

A gestão financeira para prestadores de serviços leva em conta que existem estratégias sob medida que ajudam a lucrar mais seguindo uma visão de negócios muito própria. 

 

Quer conhecer a importância da gestão financeira para prestadores de serviços? Então acompanhe o conteúdo que preparamos para tirar todas as suas dúvidas!

 

Leia também: Retenção de clientes: como ganhar a lealdade de seus consumidores.

 

A importância da gestão financeira para prestadores de serviços

Um dos aspectos mais importantes em uma empresa que presta serviços é a forma como ela lida com sua gestão financeira. Estamos falando de algo que pode determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio. 

 

A gestão financeira para prestadores de serviços é o conjunto de técnicas que irão gerenciar as finanças por meio de análises, planejamento e controle. Sem isso, o gestor fica incapacitado de poder tomar as melhores docisões.  

 

Como o foco dos prestadores de serviços não está na venda, e sim na resolução dos problemas que o cliente apresenta, não há controle de estoque, por exemplo. Porém, de que forma é possível saber que terá a capacidade de atender às exigências? A gestão financeira vai cuidar disso.

 

Gestão Financeira: Erros que Prestadores de Serviços devem evitar 

Já vimos que existem diferenças fundamentais entre vender produtos e vender serviços. Agora, confira os principais erros que você, como prestador de serviços deve evitar:

 

Misturar finanças pessoais com finanças da empresa

Os prestadores de serviços devem dar bastante atenção para o fluxo de caixa da empresa, que é toda a movimentação financeira em um determinado período de tempo, geralmente mensal. Nas empresas de serviços este controle deve ser intenso, pois é muito mais fácil se endividar sem perceber.

 

Para fugir desse destino, nunca misture as finanças pessoais com as finanças da empresa. Não retire dinheiro do caixa para pagar algum gasto pessoal e também não use todas as suas reservas pessoas para investir no negócio.

 

Uma saída interessante para este impasse é definir um pró-labore (remuneração diferente de salário). Caso precise retirar uma quantia, encare como se estivesse fazendo um empréstimo com a própria empresa e que deve pagar na data certa.

 

Não calcular o capital de giro

A gestão financeira para prestadores de serviços sabe que é fundamental calcular o capital de giro. Assim, você tem noção de quanto dinheiro há em caixa para garantir que pode pagar todas as contas.

 

Em serviços, é mais difícil alinhar os prazos, e por isso mesmo é preciso ter uma reserva suficiente.

Não saber precificar os serviços

Prestadores de serviços devem utilizar uma contabilidade de custos e entender muito bem o mercado antes de firmar um preço que cubra seus custos e despesas ao mesmo tempo em que possa agradar as expectativas do cliente.

 

Qualquer erro na precificação dos serviços irá comprometer os lucros da empresa, podendo até comprometer o futuro dos negócios.

 

Não conhecer todos os custos e despesas

É comum deixar alguns custos e despesas de fora na hora de somar os gastos. Portanto, não é possível saber exatamente quanto é gasto. O ideal é que tudo seja contabilizado, desde a conta de água até a gasolina e o cafezinho junto com o cliente.

 

Custo é tudo aquilo que será despendido em dinheiro, tempo e esforço para atingir um objetivo. Já as despesas são as contas mensais como água, energia, aluguel, condomínio, internet, entre outras.

 

Aproveite para ler o artigo: Você sabe qual a importância da Gestão de Caixa para o seu negócio?

 

Desafios da Gestão Financeira para Prestadores de Serviços

A gestão financeira para prestadores de serviços precisa encarar alguns desafios interessantes. Um deles é a variação das receitas mensais. Isso acontece devido a frequência da demanda, que não segue um fluxo contínuo. Nada que um bom planejamento aliado a projeções financeiras não resolva.

 

Outro desafio da gestão financeira para prestadores de serviços são as crises econômicas, pois sempre atingem com mais intensidade os serviços. E ainda, os custos com pessoas, principalmente porque a qualidade dos serviços dependem diretamente do desempenho e do talento dos colaboradores.

 

Portanto, faltas, atestados médicos e grande rotatividade podem prejudicar muito a entrega dos serviços, gerando impactos na saúde financeira da empresa que poderiam ter sido evitados com uma boa gestão.

 

Conte com ajuda especializada

Agora que você já conhece a importância da gestão financeira para prestadores de serviços, que tal colocar as estratégias em prática com a ajuda de quem entende do assunto e possui experiência comprovada?

 

Seja bem-vindo à Yuracan Consultoria! A contabilidade para quem não gosta de burocracia. Prestamos serviços contábeis de maneira rápida, simples e eficiente, de acordo com a dinamicidade requerida pelos profissionais que atuam no meio digital.

Entre em contato e fale com um consultor para tirar todas as dúvidas. Confira nosso blog, siga as nossas redes sociais e aproveite para ler também sobre: Contabilidade para Simples Nacional: Saiba mais sobre tributação de rendimentos.

 

 

 

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por: Yuracan Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *