Dicas de Gestão Você sabe qual a importância da Gestão de Caixa para o seu negócio? ' Deixe um comentário Para que uma empresa consiga se manter no mercado, é fundamental realizar o controle das finanças. Neste sentido, realizar a gestão de caixa é indispensável para o crescimento de um negócio. Em contrapartida, a falta de uma gestão financeira eficiente pode resultar no fracasso de uma empresa. Isso pode culminar na obtenção de dívidas e no descumprimento das obrigações fiscais. Desse modo, implementar uma gestão de caixa é fundamental, visto que este serviço propõe rotinas que influenciam diretamente no cotidiano de uma empresa. Continue a leitura e descubra qual a importância da gestão de caixa para o seu negócio? Leia também sobre: Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS: Entenda. Qual a importância da gestão de caixa? Uma empresa dificilmente consegue se manter no mercado sem uma gestão de caixa eficiente. Contudo, esta é uma rotina que merece atenção não somente em uma data específica, mas sim no dia a dia de uma empresa. Ou seja, a gestão de caixa é uma ferramenta contábil indispensável para qualquer empresa, seja ela nova ou veterena. O principal objetivo de uma gestão de caixa é fazer a apuração e projeção do saldo disponível em uma empresa para que ela consiga se manter em dia com suas obrigações financeiras. Por meio da gestão de caixa é possível estruturar todo o setor financeiro de uma empresa. Sendo assim, essa prática gera inúmeros benefícios para a rotina empresarial. Além de ajudar a empresa a cumprir com os pagamentos de contas mensais e impostos de diferentes origens, a gestão de caixa mostra a situação financeira da empresa. Portanto, este é um serviço indispensável para evitar o fechamento de empresas. Gostou de saber a importância da gestão de caixa para o seu negócio? Confira como aplicar na sua empresa! Como aplicar a gestão de caixa no seu negócio? A atuação do profissional contábil vai muito além de identificar quais são as contas a pagar e a receber. Ele também atua para garantir que sempre exista capital de giro disponível para cobrir tais despesas. Se você ainda tem dúvidas se tem realizado a gestão de caixa da sua empresa da maneira correta, continue lendo e saiba quais as etapas para implementar um controle financeiro de sucesso na sua empresa! Saiba qual o faturamento e os custos da empresa O primeiro passo para estabelecer um fluxo de caixa eficiente é registrar todas as movimentações financeiras de um negócio. Isso é, todas as entradas e saídas financeiras. Desse modo, você garante que a sua empresa não fique devendo fornecedores, setores públicos e companhias. Além disso, por meio das anotações é possível ter clareza sobre a destinação dos investimentos. Realize projeções financeiras A gestão de caixa também se encarrega de realizar previsões financeiras para os próximos meses, prevendo o momento futuro. Quando sua empresa tem entendimento sobre as despesas e lucros, é possível se programar e tomar decisões pautadas em números, auxiliando quanto a tomada de decisões. Deste modo, o gestor terá uma ideia clara da possibilidade de realizar algum investimento ou se é necessário deixar isso para outro momento. Corte gastos A empresa que deseja se manter atuante no mercado e pretende se desenvolver de forma saudável, precisa cuidar dos números do negócio. Isso significa, por exemplo, trabalhar na redução de despesas. Isso pode ser feito por meio de várias medidas, como pela adoção da terceirização de serviços e da automatização de alguns processos feitos anteriormente de maneira mecânica. Portanto, após identificar todos os custos fixos e variáveis do negócio, é preciso cortar despesas dispensáveis, aquelas que levam seu dinheiro para o ralo. Contudo, é importante se certificar de que esta ação não terá impacto negativo em outras operações da empresa. Dessa maneira, atente-se aos gastos da sua empresa e procure fazer cortes estratégicos. Faça um bom uso do capital de giro O capital giro mantém a empresa em operação e ajuda a cobrir as despesas rotineiras do negócio. Sendo assim, o capital não deve ser utilizado em benefício próprio, visto que trata-se de um montante vital para a continuidade das atividades econômicas na empresa. Além de ter a função de cobrir os gastos, este recurso também pode compreender uma reserva para enfrentar possíveis problemas de ordem interna e externa. Portanto, deve ser constituído e reposto conforme entram os lucros. Conte com apoio especializado! A fim de facilitar a implementação de um sistema de gestão de caixa para o seu negócio, é altamente indicado contar com o suporte especializado de uma contabilidade. O profissional contratado poderá cuidar de toda a rotina contábil da empresa, atuando como peça chave na gestão financeira do negócio. Conheça a Yuracan Consultoria! Além disso, fale conosco e saiba mais sobre as nossas especialidades. Se você gostou de saber a respeito dos a importância da Gestão de Caixa para o seu negócio, confira nosso blog e siga as nossas redes sociais para conferir outros conteúdos. E aproveite para ler também sobre: Transformação digital: O que é e como aderir a mudança. Categorizados em: Dicas de Gestão Este artigo foi escrito por: Yuracan Contabilidade Deixe um comentário Cancelar respostaO seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *Comentário * Nome * E-mail * Site Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.