Finanças pessoais x Finanças da empresa: Dicas de como fazer uma correta separação

' Deixe um comentário

Sabemos que manter uma organização financeira de forma adequada, a princípio, pode parecer uma tarefa difícil, porém não é algo impossível. Muitos empreendedores acabam misturando suas despesas e, fazendo isso, acabam prejudicando o caixa de sua empresa.

Por meio de uma gestão eficiente e feita a separação de finanças pessoais e empresariais, um gestor poderá controlar melhor os seus gastos.

Diante disso, preparamos para você as melhores dicas que vão te ajudar a fazer a correta separação de suas finanças pessoais das finanças de sua empresa. Veja a seguir!

Elabore um diagnóstico financeiro

A nossa primeira dica sugere que, no momento de fazer a sua organização financeira, identifique qual é o seu lucro real mensal e quanto você está tendo em gastos pessoais. Essa é uma das maneiras mais eficazes de fazer este controle, construindo duas tabelas que possibilitem individualizar os gastos de sua empresa e gastos pessoais.

Lembre-se que nestas tabelas devem entrar todas as suas despesas pessoais, como escola dos filhos, combustível, alimentação, etc. e a tabela referente às despesas profissionais, como custos fixos e variáveis.

Neste momento, o gestor pode contar com a ajuda de uma empresa especializada, como a Yuracan Consultoria. Possuímos serviços de consultoria estratégica tributária e fiscal para ajudar sua empresa a conseguir atingir todos os objetivos de maneira objetiva e eficiente. Ajudamos na tomada de decisão, com um controle de fluxo de caixa e financeiro efetivo.

Leia também: Por que as empresas precisam de contabilidade?

Defina adequadamente suas retiradas

Nunca confunda lucro do empresário com o lucro da empresa. Este último, tem como principal objetivo a realização dos investimentos, a reserva do capital de giro e o controle da folha de pagamento de todos os seus funcionários.

A fim de minimizar o descontrole das retiradas de caixa para uso pessoal, deve ser estipulado um valor de salário para o empresário que possa cobrir as suas despesas pessoais. O pró-labore deve ser estipulado de maneira correta, sem que prejudique o financeiro de sua organização.

Você poderá pesquisar qual a média de valores pagos no mercado para o seu tipo de função, comparando sempre a mesma a área de atuação e o porte de sua empresa.

Tenha contas bancárias separadas

O ideal é que um gestor possua duas contas bancárias, uma para seu uso pessoal e uma para o uso de sua empresa. Esta não é uma obrigação legal, contudo, é uma forma para que a administração de suas finanças seja feita de forma eficiente.

Desta maneira, ficará mais fácil realizar o controle financeiro de seus lançamentos, pagamentos recebidos e os seus gastos realizados.

Outro benefício para quem possui contas bancárias separadas serão os seus efeitos fiscais. Deste modo, tornando mais fácil para a empresa a sua comprovação de seu faturamento, simplificando assim a sua declaração do imposto de renda.

Separe suas despesas domésticas

Manter separado as despesas domésticas das despesas empresariais podem não ser tão simples. Nunca leve suas despesas pessoais para dentro de sua empresa, pois fazer retiradas de seu caixa para cobrir esse tipo de despesas pode acabar deixando a sua empresa no vermelho.

Por isso, mantenha sempre as contas de casa separadas das contas de sua empresa e, de maneira alguma, peça que sua secretária realize os pagamentos de suas despesas pessoais. Ao fazer isso, você estará ocupando o tempo dela, que poderia está sendo usado de maneira produtiva para sua empresa.

Estabeleça reservas mensais

Estabelecer um valor mensal destinado a uma reserva é uma importante tarefa que deve ser empregada tanto no controle de suas finanças pessoais, como nas finanças de suas empresas.

Evitando assim, que o gestor busque recorrer ao caixa da empresa, quando estiver enfrentando problemas financeiros em casa ou, ao contrário, que um empresário tire dinheiro de seu próprio bolso para cobrir os prejuízos de sua empresa.

Na maioria das vezes, a confusão entre as finanças pessoais e as finanças profissionais acontece devido à grande demanda de tarefas que os gestores de uma empresa possuem.

Entretendo, cuidados básicos para o controle efetivo de suas finanças devem ser encarados como prioridades e adotados como prática cotidiana, a fim de evitar assim problemas que comprometem o crescimento de sua organização.

A partir da adoção das táticas abordadas neste texto, é possível aumentar as chances de prosperidade, tanto para a empresa quando na vida pessoal do empreendedor.

Você mantém suas despesas pessoais e empresarias de maneira organizada? Utilize o campo de comentário para dividir com a gente as suas dicas pessoais para fazer a sua correta separação das finanças.

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de ler nossos outros artigos que estão presente em nosso blog.

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por: Yuracan Consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *