Uma das principais dificuldades dos empreendedores se encontra no momento de reduzir a carga tributária do seu negócio. Fato que faz com que eles busquem por formas de reduzi-lá dentro da sua empresa.
Afinal de contas, toda redução de custos acaba resultando em uma maior economia. E, qual empreendedor não gostaria de cortar alguns custos e economizar para investir o seu dinheiro em outras atividades da empresa?
Deste modo, a busca por práticas legais para reduzir a carga tributária da empresa é fundamental. Com isso, preparamos um artigo completo para que você compreenda como aplicar tais estratégias no seu negócio.
Portanto, acompanhe conosco 4 das principais estratégias para reduzir a carga tributária do seu empreendimento. Leia com atenção e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto. Vamos lá?
Aproveite para ler também o nosso artigo sobre Como uma consultoria tributária pode ajudar a sua empresa?
Como reduzir a carga tributária da empresa?
Antes de entender como reduzir a carga tributária da sua empresa, precisamos compreender melhor do que se trata este assunto.
Ou seja, a carga tributária de uma empresa é a soma de todos os seus tributos pagos pela atividade empresarial.
Deste modo, uma série de tributos são cobrados pelo Governo Federal, exigindo assim bastante comprometimento e organização por parte dos empreendedores.
O que muitos não sabem é que, além de existir a possibilidade de pagar os seus impostos incorretamente, uma empresa também pode reduzir a sua carga tributária.
Contudo, quais são as estratégias que, quando aplicadas dentro de um negócio, contribuem para reduzir a carga tributária? Confira a seguir e saiba como a sua empresa pode economizar na hora de pagar os seus tributos.
Além disso, leia também o artigo sobre o assunto Principais erros cometidos na gestão empresarial: como evitar?
1. Faça um planejamento tributário
Toda empresa que pretende se manter em dia com os seus tributos e ainda por cima reduzi-los, precisa de um planejamento tributário.
Deste modo, o primeiro passo para que uma empresa possa se planejar é definindo o seu regime tributário. No Brasil, temos três opções:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Cada um dos regimes possui especificidades próprias que determinam como será feito o recolhimento dos tributos de uma empresa.
Além disso, para que um empreendimento possa escolher o melhor regime tributário, se faz necessário analisar a sua estrutura e fazer uma projeção do seu faturamento anual.
O recomendado é que os empreendedores tenham à sua disposição o auxílio de uma assessoria contábil. Afinal de contas, estamos falando de profissionais especializados no assunto e que podem conduzir o processo da melhor maneira possível.
A escolha do regime tributário é de extrema importância para o futuro de uma empresa. Veja a seguir como, o empreendedor deve lidar com essa escolha.
2. Regime tributário ideal
O segundo passo para que uma empresa possa reduzir a sua carga tributária é por meio da escolha do melhor regime tributário.
Isso porque, caso uma empresa seja enquadrada no regime tributário errado, ela terá que pagar mais tributos do que deveria. O que, em longo prazo, pode acabar gerando um grande rombo nas suas finanças.
Desta forma, para que uma empresa não acarrete prejuízos por 12 meses, é fundamental passar por esse momento com o auxílio de uma contabilidade.
Por meio do enquadramento correto, uma empresa pode colher uma série de benefícios, como os seguintes:
- Redução da carga tributária;
- Possibilidade de fazer investimentos;
- Diminuição no número de penalidades;
- Uma menor precificação.
3. Faça uma redução no seu pró-labore
Para que um empreendedor não confunda os recursos pessoais com os empresariais, ele pode estipular um pró-labore. Estamos falando de uma espécie de salário para os sócios de um negócio.
De acordo com as regras previdenciárias, não existe um valor mínimo para o pró-labore de um empreendedor. Contudo, há incidência do INSS e do Imposto de Renda sobre este valor.
Sendo assim, quando um empreendedor reduz o valor do seu pró-labore, menor será a sua tributação. O que acaba reduzindo a carga tributária de uma empresa.
Leia também o nosso conteúdo sobre Gestão de projetos – Saiba como reduzir custos em sua empresa
Uma outra alternativa para que os empreendedores possam reduzir a carga tributária da sua empresa é terceirizar alguns dos seus setores.
O motivo é simples: ao terceirizar, os impostos e encargos previdenciários pagos com funcionários são dispensáveis.
Portanto, você acabou de conhecer algumas das principais formas de reduzir a carga tributária de uma empresa. Para mais informações, acesse o nosso blog e acompanhe também a gente em nossas redes sociais. Tem sempre uma dica nova sendo compartilhada com nossos leitores!