Principais erros cometidos por microempreendedores e como evitar

' Deixe um comentário

Você sabe quais são os principais erros cometidos por microempreendedores?

Ao empreender, é preciso muita energia e entusiasmo. Isso porque, o novo empreendedor terá pela frente bastante trabalho a fazer. Uma vez que, gerir uma empresa que está em processo de estruturação é um desafio enorme.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, uma a cada quatro microempresas fecham antes de completar dois anos.

Esse número consideravelmente alto, se deve a diversos fatores, entre os principais estão: a falta de preparo dos microempreendedores e o ambiente empresarial brasileiro.

Além disso, muitos microempreendedores não fazem o planejamento de seu negócio, deixando de lado a criação de orçamento empresarial e/ou a realização do controle do fluxo de caixa. 

Outro problema enfrentado é o ambiente de negócios brasileiro, no qual os  microempreendedores ainda não possuem suporte o suficiente do governo. 

Segundo um estudo realizado pelo Doing Business do Banco Mundial, o Brasil está entre os 15 piores países do mundo para abrir um negócio. 

Por isso, criamos este conteúdo com os principais erros cometidos por microempreendedores. Confira abaixo e descubra como ter uma gestão mais assertiva!

 

Leia também: Gestão financeira empresarial: 7 erros que você não deve cometer

Principais erros cometidos por microempreendedores:

Uma gestão assertiva depende, principalmente, do conhecimento de quais são os principais erros cometidos por microempreendedores.

A sua compreensão é o que permite evitar o cometimento de cada um deles e, assim, seguir o melhor caminho para o crescimento de uma empresa. Confira a seguir quais são os 

principais erros cometidos por microempreendedores e aprenda como evitá-los. 

 

1- Não fazer ou não seguir o planejamento estratégico

O plano estratégico é fundamental para traçar as metas da empresa e não se perder durante o caminho.

No plano estratégico, ficam detalhados os objetivos da empresa e o que deve ser feito para que os mesmos sejam alcançados.

No entanto, é preciso atenção! Isso porque, ao longo do tempo e das descobertas feitas pelo microempreendedor é preciso fazer o acompanhamento de seus resultados, devendo fazer as alterações necessárias em seu planejamento, a fim de alcançar os objetivos traçados. 

Sendo assim, sem esse planejamento, é difícil saber se as metas estão sendo alcançadas e se o cronograma está sendo cumprido.

 

2 – Não estudar o mercado 

Não estudar o mercado, é um dos principais erros cometidos por microempreendedores. Sendo assim, a fim de empreender de maneira assertiva é preciso conhecer o seu mercado, entender as tendências e as dores do cliente são fatores fundamentais para criação de produtos e serviços relevantes.

Além disso, estudar o mercado também significa identificar quem são os concorrentes diretos, como se comportam seus clientes e quem são seus potenciais parceiros.

 

Confira mais sobre: Como escolher a melhor contabilidade para a minha empresa?

3 – Contratar mais de um funcionário

Ao empreendedor, é preciso ficar atento às normas que regem o seu enquadramento tributário. Isso porque, dentro do regime de Microempreendedor Individual (MEI), é permitido a contratação de somente um único empresário.

Entretanto, muitos empreendedores tentam burlar o sistema fazendo contratações na modalidade CNPJ MEI, sem o devido registro formal.

Estamos falando de uma atitude perigosa, que pode vir a prejudicar a empresa, visto que, pode levar ao cancelamento do MEI, a contração de multas trabalhistas e processos judiciais.

Sendo assim, se você precisa aumentar a equipe, considere fazer a alteração para o regime Simples Nacional.

 

4. Informe suas receitas de forma correta

Com medo de perder as vantagens do MEI, muitos microempreendedores cometem o erro de informar lucros menores do que os reais para a Receita Federal.

No entanto, o sistema da receita é capaz de cruzar os dados oferecidos com a quantidade de notas fiscais emitidas, sendo assim capaz de identificar inconsistências.

Dessa forma, o empresário poderá ser notificado para regulamentação da situação. As multas para microempreendedores variam de 75% a 250% do valor dos impostos devidos.

Aproveite para aprender mais lendo:  Pagamento de Impostos: Como saber se sua empresa está pagando corretamente.

 

5. Abrir mais uma empresa

Segundo a lei, é permitido somente um CNPJ MEI para cada CPF. Ou seja, se deseja abrir um MEI, é preciso cancelar a participação caso possua sociedade. 

Se você tem um CNPJ MEI, mas também é dono de uma Microempresa, sua MEI poderá ser transformada em empresa tradicional, contraindo todos os impostos retroativos.

 

6. Não manter os impostos em dia

Por falta de informação, muitos empresários acreditam que não precisam realizar pagamentos de impostos nessa modalidade.

Circula entre muitos meios a informação errônea de que o pagamento de imposto não é necessário caso não haja a realização de transações naquele mês.

No entanto, é preciso ficar atento! Caso não haja o pagamento dos tributos devidos, o empreendedor poderá perder seu CNPJ. E as dívidas e taxas ficam ativas no CPF do empresário.

 

7. Regime tributário inadequado ao faturamento

Para que haja equilíbrio nas contas e crescimento saudável, é fundamental que seu regime tributário esteja de acordo com o faturamento da empresa.

Se o faturamento da sua empresa for superior ao que é orientado na legislação de um MEI que em 2018 teve seu teto elevado de 60 para 80 milpoderá ser preciso migrar de MEI para ME.

 

Curso gratuitos para microempreendedores

Estudo e capacitação também são a alma do negócio, portanto, nós separamos alguns cursos gratuitos que contribuem na capacitação de novos empresários. Confira 

 

 

Se você deseja entender como abrir uma empresa e gerí-la com assertividade, conte com o apoio da Yuracan! Somos uma contabilidade para quem não gosta de burocracia!

Aproveite para entrar em contato conosco e, assim, descobrir como nós podemos te ajudar!

Além disso, não se esqueça de seguir as nossas redes sociais para acompanhar o nosso conteúdo!

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por: Yuracan Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *