Empreendedorismo digital: o que é e como começar nessa carreira

' Deixe um comentário

Os últimos dois anos alteraram diversos aspectos das nossas vidas cotidianas, desde a forma com que nos comunicamos até nossas relações profissionais. Com a necessidade de adaptação rumo à esfera digital, muitas empresas se destacaram e muitas ficaram para trás.

 

O crescimento do empreendedorismo digital é uma das grandes tendências do momento, e a hora certa para começar nessa carreira é agora!

 

Mas você sabe o que é o empreendedorismo digital? Sabe o que é preciso para abrir uma empresa nesses moldes? Já tem conhecimento sobre o seu mercado na esfera virtual? Não se preocupe!

 

Neste artigo vamos explicar tudo isso e muito mais. Continue com a gente para saber tudo que é preciso para começar uma carreira como empreendedor digital. Fique conosco até o fim e tenha uma boa leitura!

O que é o empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital não se trata de um conceito complicado, é apenas o termo utilizado para se referir para a criação de negócios ambientados em plataformas digitais. A finalidade desses estabelecimentos é justamente ocuparem o espaço virtual de comércio, prestação de serviços ou qualquer que seja a atividade, sem os custos e burocracias logísticas de um espaço físico.

 

Sendo assim, a tecnologia cumpre um papel vital no empreendedorismo digital. É por meio dela que é possível fazer com que aconteça o comércio, o compartilhamento de informações e mais um número incontável de facilidades empresariais.

 

São também incontáveis as possíveis formas de se empreender na esfera virtual. Desde digital influencers até professores, são muitas as categorias existentes nesse espaço, e por isso o que não faltam são oportunidades para se tornar um empresário no meio digital.

 

Leia também: O que é um afiliado digital? Tudo que você precisa saber

Vale a pena investir no empreendedorismo digital?

Com a pandemia do Covid-19, um número recorde de empresas no Brasil tiveram que fechar as portas e, com isso, os índices de desemprego também subiram drasticamente. 

 

Essa situação, somada ao distanciamento social, levou muitos brasileiros a tentarem a vida de empreendedor pela internet. Em quarentena, muitos consumidores também foram amparados pelo mercado digital, e essa combinação levou a um boom econômico histórico!

 

Uma pesquisa realizada em meados de 2021 pela Wunderman Thompson, em um total de 17 países, apontou que, mesmo com a reabertura de comércios físicos, 72% dos consumidores pretendem continuar dando preferência às compras pela internet. O mercado digital veio para ficar, e é um grande desperdício não capitalizar em cima dessa oportunidade agora!

 

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o número de vendas em e-commerces cresceu em 68% em 2020, e mais de 20 milhões de brasileiros compraram pela internet pela primeira vez durante o ano retrasado.

 

Além de ser a grande tendência para os próximos anos, o empreendedorismo digital ainda é conveniente em termos logísticos, já que poupa diversos custos e burocracias com que um estabelecimento físico precisaria lidar para que pudesse operar normalmente.

 

Leia mais: Tributação de produtos digitais – entenda como funciona

Como começar uma carreira de empreendedor digital?

Ressaltando o que já mencionamos anteriormente, a criação de um negócio digital tende a ser bem econômica e prática quando comparada à abertura de uma empresa com sede física. Ainda assim, é preciso estar atento a diversos fatores. 

 

Ainda que o mercado digital esteja crescendo e tenha diversas oportunidades disponíveis para investir, vale a pena ficar ligado no nosso passo a passo para fazer a escolha certa!

Defina seu nicho

Antes de criar um empreendimento, é preciso saber onde ele vai se posicionar, quais são as demandas existentes no mercado, e se esse setor comporta o surgimento de mais um concorrente.

 

Definir um nicho também é importante para acertar qual será seu público alvo, pois é nessa parcela que você precisa direcionar suas ações de marketing e estabelecer sua persona.

 

Justamente por isso, o ideal para um negócio que está começando não é surgir vendendo todo e qualquer tipo de produto, e sim focar em algumas linhas específicas que são procuradas pelo seu público alvo, e a partir daí pensar na precificação dos itens de forma rentável e atrativa.

 

Na internet nem tudo se baseia só no comércio, o mesmo vale também para a prestação de serviços! Vale ficar atento, porém, à forma que sua marca é divulgada, já que a hesitação em relação à contratação de serviços pela internet pode ser um pouco maior.

 

Confira também: Retenção de clientes – como ganhar a lealdade de seus consumidores

Faça uma pesquisa de mercado

Agora que você já tem um nicho em mente, é preciso aprofundar seu conhecimento sobre ele. Com uma meticulosa pesquisa de mercado, você será capaz de encontrar as demandas principais do público.

 

No que diz respeito à demanda, isso pode significar uma liga de coisas, desde um tipo de produto ou serviço até uma forma de pagamento, um programa de fidelidade, descontos em produtos específicos, etc.

 

Para conhecer o que seu público alvo procura, é recomendado utilizar ferramentas de pesquisa de palavras chave, como o Google Trends e o Semrush. Por meio desses mecanismos, você consegue calcular métricas e volumes de pesquisa em sites de busca.

 

O uso dessa estratégia é de extrema importância para saber em que tipo de produto ou serviço investir. A chave do empreendedorismo digital é conhecer sua atividade econômica, entender o que seu público procura e capitalizar sobre esse conhecimento.

Abra sua empresa

Agora a parte mais importante é de fato efetivar seu negócio juridicamente. Essa etapa é uma sequência de passos em que cada um envolve um tipo diferente de burocracia. Por isso, é importante contar com a ajuda de alguém que entende do assunto.

 

Você não quer criar irregularidades para sua empresa logo no início das atividades, certo? Então vale a pena se esforçar para fazer isso do jeito certo! Veja os passos para criar seu empreendimento digital:

 

  • Crie o contrato social da sua empresa;
  • Escolha sua natureza jurídica;
  • Defina seu enquadramento fiscal;
  • Faça o registro na Junta Comercial do seu estado;
  • Crie seu CNPJ (tanto para MEI quando para microempresa);
  • Obtenha licenças e alvarás com a prefeitura e a Anvisa.

 

Vale salientar novamente a importância de abrir uma empresa com apoio de alguém que entende do assunto. Para se poupar de toda a burocracia envolvida nos passos que citamos acima, e também para evitar alguma imprecisão ou qualquer tipo de retrabalho, tendo segurança de que tudo está sendo feito nos conformes da lei, o ideal é contar com o apoio de uma assessoria especializada!

 

Por isso é hora de conhecer a Yuracan Consultoria! Somos uma contabilidade para quem quer evitar a burocracia, e prestamos serviços de forma simples, eficiente, de acordo com a dinâmica dos nossos clientes. Entre em contato agora com um de nossos especialistas em empreendedorismo digital!

 

Gostou do artigo? Aproveite para dar uma olhada em nossas redes sociais e no nosso blog para mais conteúdos como este! Leia também: Tributação de serviços digitais – entenda como funciona

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por: Yuracan Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *