Empreendedorismo Digital

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Nos dias de hoje, melhores condições de trabalho, conforto e flexibilidade na execução de tarefas são alguns dos pontos principais que movem os profissionais. Exercer uma atividade que entregue a sensação de recompensa pelo tempo e esforço dedicados é essencial. 

Baseado nisso o cenário do empreendedorismo digital tem se fortalecido cada vez mais no Brasil, com as inúmeras possibilidades que envolvem o processo, da montagem de um negócio promissor ao retorno em curto espaço de tempo. Independente de uma estrutura física complexa – e cara – e de uma grande equipe para funcionar, os negócios virtuais ofertam inúmeros recursos, muitas vezes com baixo custo, o que torna viável e atrativo para muitos. O empreendedorismo nessa modalidade permite iniciar um negócio com pouco investimento, desde que realizados os esforços corretos.

Neste artigo iremos abordar alguns pontos para você que quer empreender em modelos digitais e não sabe por onde começar.

O que é empreendedorismo digital?

Basicamente, um empreendedor digital possui um negócio que consiste em inovação e tecnologia, onde os processos envolvidos acontecem em sua maioria na internet. Assim como empreendimentos físicos, o objetivo é captar lucro e/ou oferecer serviços e produtos para um público alvo pré estabelecido, mas com vantagens como horários de trabalho flexíveis, menor investimento e estruturas mais simples.

Portais de curso, serviços online, blogs de conteúdo e e-commerce são alguns dos exemplos em negócios digitais.
Agora oferecemos 4 incentivos para que você inicie seu negócio online

  1. Desenvolvimento do ambiente virtual e acessibilidade

    Com o acelerado desenvolvimento da internet e a disponibilidade de aparelhos e meios de acesso com dispositivos como smartphones e a amplificação de acesso com tecnologias como o 4G é crescente o número de acessos à rede digital e com isso o aumento da procura por serviços e produtos digitais.
  2. Dinâmica de transações

    A ausência da necessidade de encontros presenciais, aliados a possibilidade de realizar transações de maneira instantânea tornam os negócios digitais muito mais dinâmicos. Sua empresa virtual pode ser acessada a qualquer momento e de qualquer lugar, aumentando a possibilidade de ser visto e encontrar um número maior de potenciais compradores.
  3. Facilidade em se comunicar

    Como dito anteriormente, é aqui que a visibilidade se encontra. Diferente de modelos tradicionais de negócio, quando você está em meio digital ganha visibilidade muito maior do que teria se precisa de meios físicos e tradicionais de chegar ao seu público. Aqui se aliam ferramentas de marketing e publicidade avançadas, onde o empreendedor consegue não só divulgar sua marca como conversar diretamente com o cliente, aumentando feedbacks e tornando viável um maior número de negociações.
  4. Investimento reduzido e bem direcionado

    Para o empreendedor digital não há a necessidade da construção de um negócio físico. Dito isso se economiza em mobília, estrutura física, equipamentos e diversos insumos envolvidos em um negócio tradicional. Isso possibilita economia de tempo e claro, investir no que realmente vai trazer retorno para a companhia. Para iniciar o negócio, como parte de um mercado promissor, o empreendedor digital pode contar com inúmeros investidores, já que hoje a tendência é a procura pelo espaço na rede e por negócios que tragam possibilidade de ganhar conjuntamente.

Como ser um empreendedor digital?

Independente do que possa parecer, empreender no meio digital não é tarefa simples. Muito cuidado, planejamento e uma boa estratégia são fundamentais para iniciar. Sendo assim, quatro pontos podem ajudar na hora de estruturar seu negócio de maneira funcional:

  1. Observe e escolha o mercado

    Mesmo que pareça tentador, oferecer o produto / serviço a todo mundo não é uma estratégia eficaz. Observar o público disponível bem como as necessidades de seu público alvo pode ser a diferença entre sobreviver ou fechar as portas em um futuro próximo. Tenha em mente que da mesma maneira que empresas estruturadas digitalmente tem extremo potencial de desenvolvimento, essas podem se perder num mercado tão volátil. Escolha com cautela um grupo específico e trabalhe na criação de soluções para os problemas desse público. Invista em modelos que podem e devem fidelizar o maior número de pessoas e converse com sua clientela. Lembre-se: quanto maior for o número de clientes satisfeitos, maiores serão as possibilidades de que estes indiquem seus serviços e sua empresa para outros.
  2. Planeje bem

    Montar um regime de metas e objetivos também é extremamente importante para seu negócio. De nada adianta conseguir fundos para iniciar um negócio e não definir o que fazer pra que ele cresça e se sustente ao longo do tempo. Para o empreendedor é fundamental pesar o quanto se quer alcançar em determinada faixa de tempo e procurar entender os riscos bem como imaginar o cenário negativo a fim de se precaver e contornar possíveis ameaças ao negócio. Planeje também a logística de seu negócio. Como seu serviço ou produto será entregue ao cliente? Como chegar ao público alvo e se impor em um mercado tão competitivo? Alie-se a um plano de negócios através do contato com uma contadora responsável com tempo suficiente de mercado para prever inúmeras possibilidades e lhe auxiliar na organização financeira de seu negócio. Quanto mais organizado for seu serviço, maior a chance de investir nos momentos certos e corrigir a trajetória de sua empresa rumo ao sucesso.
  3. Controle os lucros

    O plano montado com metas definidas e mercado escolhido, é hora de pensar no retorno. Viabilizar como seu negócio vai ganhar dinheiro é a melhor maneira de constituir um plano emergencial, além de saber o quanto vai movimentar. Mesmo que não objetive o lucro, é importante que a empresa se sustente sozinha, não dependendo de investimentos constantes.
    Algumas questões importantes que todo empreendedor deve ter em mente são: As pessoas vão pagar por um produto ou serviço? Vão adquirir algum conteúdo? Qual será o preço cobrado? Ele é suficiente para compensar os gastos da empresa e manter o negócio de forma sustentável? Isso vai ser feito de uma só vez ou por uma assinatura mensal? E qual o retorno esperado? Em quanto tempo eu pretendo ter retorno sobre meu investimento inicial?
  4. Atualize-se sempre

    De olho em um mercado em crescente e rápida mutação é inerente, para aqueles que desejam empreender nesse novo modelo de negócio, o investimento em capacitação. Não há nada de errado em não possuir habilidades específicas ao meio em que pretende atuar. Procure por workshops, palestras, canais de youtube com conteúdo relevante para seu modelo de negócio, livros e principalmente contato com quem está desenvolvendo a mais tempo em modelos digitais de comércio. Constituir parcerias faz com que você adquira rapidamente aliados com diversos conhecimentos que podem ser aplicados em seu empreendimento entregando assim um melhor serviço / produto para os clientes.

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Este artigo foi escrito por: Yuracan Consultoria

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