Dicas essenciais para cuidar da contabilidade da sua startup

' Deixe um comentário

Você, empreendedor, sabia que é necessário levar em consideração os serviços da contabilidade da sua startup? Os serviços contábeis cumprem um importante papel neste tipo de empreendimento e, por isso, merecem uma atenção especial.

 

O mercado vem passando por inúmeras mudanças nos últimos anos. Uma delas foi o surgimento e o boom no número de novas startups.

 

Com uma estrutura diferente de negócios, as startups lidam, constantemente, com um cenário de incertezas. Desse modo, é de extrema importância que elas se atentem aos seus processos internos, como as suas burocracias tributárias e trabalhistas.

 

Sendo assim, a contabilidade da sua startup surge como uma das principais alternativas para manter um negócio saudável e bem estruturado.

 

Dessa maneira, vamos conhecer mais sobre o papel de uma contabilidade em uma startup? Leia este artigo com bastante atenção e tire as suas dúvidas sobre este assunto.

 

Em primeiro lugar, o que é uma startup?

Antes de compreender como a contabilidade de uma startup atua, é necessário entender, primeiramente, o que são as startups.

 

Estamos falando de um termo que surgiu nos Estados Unidos e diz respeito à empresas jovens. Empreendimentos que possuem um modelo de negócios focado em propor soluções inovadoras para os seus clientes. Tudo isso acontece dentro de um cenário de incertezas.

 

Desse modo, um dos principais aliados das startups é a tecnologia. Como elas precisam sempre estar apresentando inovações, elas recorrem sempre às soluções tecnológicas.

 

Além disso, uma startup apresenta um modelo de negócio repetível e escalável. Assim, ela pode colher resultados positivos e, consequentemente, uma receita maior.

 

Portanto, para caracterizar as startups, devemos levar em consideração todas as especificidades apresentadas a seguir:

 

  • Estar inserida em um cenário de incertezas;
  • Possuir um modelo de negócios voltado para transformar o trabalho em retorno financeiro;
  • Estrutura repetível, que permite o seu crescimento, sem precisar mudar a maneira com a qual faz negócios;
  • É escalável, uma vez que ela pode expandir os seus resultados sem aumentar, necessariamente, os seus custos.

 

Ou seja, uma startup é um modelo de empreendimento diferente de uma empresa tradicional e tem apresentado um crescimento cada vez maior.

 

Vale a pena investir na contabilidade da sua startup?

Conseguiu entender o que caracteriza uma startup e quais são as suas principais especificidades? Agora, chegou o momento de descobrir se vale a pena investir na contabilidade da sua startup!

 

Uma série de fatores contribui para justificar qual a importância de uma contabilidade em uma startup. O primeiro deles são todas as responsabilidades fiscais e tributárias que fazem parte da sua gestão.

 

Sendo assim, a gestão de uma startup deve levar em consideração todas as suas burocracias, em todos os sentidos.

 

Acontece que, quando uma startup não tem à sua disposição uma contabilidade, o próprio empreendedor precisa se responsabilizar e lidar com todas as responsabilidades do seu negócio.

 

Desse modo, alguns processos podem não ter a atenção devida, sendo assim deixados de lados. A desatenção com as burocracias contábeis pode levar uma startup ao insucesso, fazendo com que ela venha fechar.

 

Portanto, é fundamental ter uma atenção especial e cuidar da contabilidade da sua startup. São fatores que contribuem tanto para a sua sustentabilidade quanto para o seu crescimento.

 

Continue acompanhando o artigo para descobrir como uma contabilidade atua em uma startup. Veja agora alguns dos principais atributos dos serviços contábeis.

 

Aproveite para ler: Abrir uma empresa em São Paulo: Conheça o passo a passo

Dados contábeis

Ter à disposição todos os dados contábeis é de extrema importância para a gestão de uma startup. Afinal de contas, a tomada de decisão dos empreendedores são baseadas nas informações obtidas.

 

Sendo assim, para que a tomada de decisão dentro de uma startup seja assertiva, ela precisa ter como base os dados contábeis. Com isso, o negócio acaba não correndo o risco de errar e sair prejudicado.

 

Informações como balancete mensal e balanço patrimonial são fundamentais para toda empresa e, para que elas sejam obtidas, deve-se contar com o suporte de profissionais contábeis.

 

Portanto, a contabilidade da sua startup se apresenta como uma parceira de negócios, orientando o gestor no crescimento saudável do seu negócio.

 

Regime tributário

Outro campo de atuação de uma contabilidade nas startups é no regime tributário. Isto é, na maneira como ela vai recolher os seus impostos.

 

Importante ressaltar que estamos lidando com uma decisão muito importante, uma vez que ela pode fazer com que uma startup pague menos impostos.

 

Sendo assim, as startups possuem diante de si três opções de regimes tributários: o Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. Sendo que cada uma das opções possuem características próprias que determinam o enquadramento de uma empresa.

 

Além disso, as startups precisam entender o que é a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Este termo é de extrema importância, principalmente para aquelas startups que estão enquadradas no Simples Nacional.

 

Estamos falando de um termo que tem como intuito separar por categorias as empresas em códigos de identificação. Com isso, conte com um contador especializado na abertura de empresas para lidar com todos estes processos.

 

Controle financeiro

Outro fator que não pode ficar de fora da nossa lista de atributos de uma contabilidade da sua startup é o controle financeiro.

 

O setor financeiro de uma startup é fundamental e determina como ela vai se comportar no mercado. Isto é, a maneira como ela lida com as suas finanças pode alavancar os seus resultados ou levá-la a conviver com prejuízos.

 

Sendo assim, os profissionais contábeis auxiliam o gestor a tomar conhecimento sobre a realidade do seu empreendimento. O que contribui para que ele tome decisões baseadas na situação financeira da sua startup.

 

Ou seja, com o auxílio de uma contabilidade, uma startup pode apresentar um crescimento saudável, sempre levando em consideração a sua organização financeira.

 

Além disso, existem vários outros atributos de uma contabilidade quando estamos nos referindo à sua atuação nas startups.

 

Agora que você já sabe como funciona a contabilidade da sua startup, que tal ler mais conteúdos como este? Basta acessar o nosso blog e conferir!

 

Categorizados em: ,

Este artigo foi escrito por: Yuracan Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *