Controle Financeiro para micros e pequenas empresas

' Deixe um comentário

O controle financeiro se apresenta como uma das principais responsabilidades para micros e pequenas empresas.

Afinal de contas, grande parte das empresas acabam fechando as suas portas por não saber como lidar com dificuldades financeiras. Com isso, o controle financeiro é, sem sombra de dúvidas, um dos pilares por trás do sucesso de uma organização.

No entanto, não estamos falando de uma tarefa simples de ser executada por uma empresa. Os empreendedores devem entender que vão encontrar uma série de desafios no momento de gerenciar suas finanças.

Estamos falando de atividades com o fluxo de caixa, gestão de custos, controle de contas a pagar e a receber, entre outras.

Sendo assim, o que você acha de compreender melhor como realizar o controle financeiro em micros e pequenas empresas? Confira o nosso artigo e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto!

Aproveite também para conferir o conteúdo: Contabilidade gerencial: o que é e como colocar em prática?

 

Por que devo realizar o controle financeiro em micros e pequenas empresas?

Você conhece algum empreendedor que, após abrir uma empresa, não tem o desejo de se consolidar no mercado?

Sem sombra de dúvidas, a resposta mais provável para a pergunta acima é: não. Afinal de contas, todo e qualquer empreendedor deseja ver a sua empresa em dia com as suas contas, lucrando e crescendo cada vez mais.

Neste momento, é de extrema importância que as micros e pequenas empresas contem com um controle financeiro.

Isso porque, estamos falando de uma atividade que mantém a ordem na gestão financeira de uma empresa. Com isso, além de cumprir com todas as suas despesas, é possível obter uma maior lucratividade.

Sendo assim, o controle financeiro é o responsável por garantir a saúde financeira de micros e pequenas empresas. O que faz com que seja fundamental que todo empreendedor saiba como colocá-lo em prática.

 

Como elaborar um controle financeiro para micros e pequenas empresas?

Apesar da importância por trás de um controle financeiro, muitos empreendedores ainda não contam com um. Dessa maneira, suas empresas podem correr sérios riscos de encontrarem problemas financeiros.

Com o intuito de organizar o setor financeiro de micros e pequenas empresas, é necessário seguir uma série de etapas.

Portanto, acompanhe a seguir o passo a passo para realizar o controle financeiro na sua empresa com assertividade. Vamos lá?

 

1. Faça o controle do caixa

O primeiro passo para o controle financeiro exige que os empreendedores tenham uma atenção especial para o fluxo de caixa.

Estamos falando de uma ferramenta financeira que permite registrar todas as movimentações financeiras de uma empresa dentro de um determinado período. Ou seja, todas as entradas e saídas de dinheiro do caixa.

Deste modo, por meio do fluxo de caixa, os empreendedores podem acompanhar e avaliar a saúde financeira de uma micro ou pequena empresa. Afinal, agora é possível entender melhor todas as suas receitas e despesas.

Aproveite para acompanhar também o nosso artigo: Quem deve declarar o Imposto de Renda 2021? [ATUALIZADO 2021]

 

2. Separe os custos e receitas

Após compreender tudo o que sai e entra no caixa de uma empresa, chegou o momento de fazer uma separação entre os seus custos e receitas.

Toda e qualquer micros ou pequena empresa lida, mensalmente, com uma série de custos. Logo, eles podem ser separados em duas categorias:

 

  • Custos Fixos: Que não dependem da produção de uma empresa (aluguel, folha de pagamento, etc);

 

  • Custos Variáveis: Que estão relacionados com a produção da empresa (matéria-prima, impostos, fretes etc).

 

 

Além disso, também é necessário organizar as suas receitas, podendo separá-las em categorias como vendas ou investimentos, por exemplo.

 

3. Planejamento de pagamentos e recebimentos

O terceiro passo para o controle financeiro para micros e pequenas empresas é a gestão de contas a pagar e a receber.

Afinal de contas, realizar essa gestão permite que uma empresa se mantenha em dia com todos os seus pagamentos. Isso, sem considerar também o entendimento de quais são as suas principais fontes de receitas.

Sendo assim, ao planejar todos os pagamentos e recebimentos, os empreendedores podem se preparar para lidar com os próximos meses. O que é fundamental para que uma empresa se previna contra possíveis crises.

Além disso, leia também sobre o assunto: Manter um funcionário: Saiba quais são os custos de um funcionário.

 

4. Compreenda o capital de giro

Toda e qualquer empresa, independentemente do seu tamanho, precisa de capital de giro para se manter no mercado. Com isso, é de suma importância que o empreendedor saiba qual é o valor que sustenta o seu negócio.

Deste modo, é possível atuar de forma estratégica, evitando que micros e pequenas empresas fiquem endividadas, tendo que lidar com o pagamento de juros. Portanto, compreender o capital de giro é essencial para o controle financeiro.

 

5. Avalie o desempenho da empresa

Por fim, a última etapa por trás do controle financeiro para micros e pequenas empresas é o acompanhamento do seu desempenho financeiro, que deve ser feito de forma mensal pelos empreendedores.

Nesse momento, ferramentas como o DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e o balanço patrimonial cumprem um papel fundamental. Isso porque, eles proporcionam o real entendimento do momento da empresa.

Portanto, o que você achou das nossas dicas sobre o controle financeiro para micro e pequenas empresas? Caso tenha ficado alguma dúvida, não se esqueça de compartilhar conosco por meio do campo de comentários!

Se a sua empresa precisa de ajuda para lidar com as suas finanças, conte com o apoio de um serviço especializado, como a Yuracan! Nós simplificamos a contabilidade para descomplicar o dia a dia da sua empresa!

Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como os nossos consultores podem te ajudar! Não perca a oportunidade também de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para novos conteúdos!

 

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por: Yuracan Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *