Como precificar serviços: entenda o passo a passo

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Saber precificar serviços é um passo importantíssimo para o sucesso de uma empresa. Achar o ponto médio entre maximizar o faturamento, atrair a clientela e competir com a concorrência é uma tarefa trabalhosa, mas necessária para que seu negócio não fique deslocado no mercado, nem fique abaixo do seu potencial lucrativo.

 

Neste artigo mostraremos como obter as informações necessárias para que se possa realizar da forma correta o cálculo de precificação para seus serviços. Continue lendo e entenda o passo a passo!

O que é a precificação de serviços?

A precificação é o mecanismo utilizado para encontrar o preço certo para encontrar o ponto máximo de lucro. Esse preço depende de diversas questões, como a qualidade do serviço, a concorrência, oferta e demanda, custo de produção, sazonalidade, etc. 

 

Um preço elevado pode ter uma margem alta de lucro por produto, mas se ele for elevado demais, vai reduzir as vendas e derrubar o lucro total. Por outro lado, um preço muito baixo pode atrair a clientela e impulsionar as vendas, mas se o valor não cobre o custo, isso pode gerar prejuízos, além de esvaziar seu estoque.

 

A precificação é, portanto, a metodologia que te ajudará a encontrar o preço ideal para maximizar o seu lucro.

 

No entanto, pode ser mais complicado atribuir um preço para um serviço prestado do que para um produto propriamente dito. Uma atividade exercida tem custos de “produção” mais complicados de calcular, e por isso é necessário considerar uma série de outros fatores, por exemplo:

 

  • Ter o lucro sempre em vista;
  • Oferecer uma boa experiência para o cliente;
  • Destacar-se no mercado;
  • Manter o equilíbrio financeiro do seu negócio.

 

Leia mais: Retenção de clientes – como ganhar a lealdade de seus consumidores.

Qual a importância de saber precificar meus serviços?

A relação com o cliente é majoritariamente sustentada por um bom preço. O preço faz parte da experiência oferecida e da satisfação com o atendimento. Justamente por isso, é importante que não se estipule o preço dos seus serviços de maneira leviana. É preciso fazê-lo com base em uma série de dados financeiros.

 

Sem o devido cuidado no cálculo de precificação, há uma grande chance de definir um preço ruim para o seu negócio. 

 

Um preço muito alto pode espantar potenciais clientes e fortalecer a concorrência, enquanto um preço baixo demais pode gerar prejuízo, o que leva ao endividamento e danifica a saúde financeira da sua empresa.

 

Portanto, vamos conhecer o passo a passo para precificar seus serviços de maneira precisa!

 

Leia também: Gestão Financeira para Prestadores de Serviços: conheça a importância.

Como precificar meus serviços?

Cada modalidade de serviços tem critérios diferentes para a precificação, então analise o mercado da atividade que seu empreendimento oferece.

 

Verifique também os preços da concorrência direta, levando em conta especialmente a localização. Ter preços muito mais altos que seus vizinhos dificilmente vai permitir que seu negócio decole.

 

Além de aspectos específicos do seu setor, o mais importante é saber as questões gerais da precificação. Veja o que é mais importante:

Estabeleça um custo unitário

Como já esclarecemos antes, um serviço não possui um custo de produção definido, ao contrário de um produto. Portanto, é necessário calcular o preço de custo de uma “unidade de serviço” (como uma consulta médica, uma manutenção, etc).

 

Essa unidade de serviço deve levar em conta os valores de hora trabalhada da sua equipe de colaboradores, assim como as despesas com equipamentos e manutenção.

 

Para calcular o valor de hora trabalhada, pegue o gasto anual com um funcionário e divida pelas horas produtivas dele nesse período. 

 

É válido usar um ano como referência ao invés de um mês, pois inclui valores como férias e 13º salário. Se o serviço prestado tiver duração diferente de uma hora, lembre-se disso no cálculo.

Registre todos os gastos 

O próximo passo para precificar sua atividade é tomar nota de suas despesas, sabendo definir quais são fixas e quais são variáveis. Separe-os em colunas diferentes e trate cada um da maneira devida.

 

Lembre-se que gastos fixos não são os gastos que você costuma ter, simplesmente. O conceito de despesa fixa é quando ela não tem relação com a produção, com as vendas. No melhor e no pior mês do ano, o salário base dos funcionários e fixos o aluguel do espaço, por exemplo, serão teoricamente os mesmos. Por isso eles se enquadram como despesas fixas.

 

Os custos variáveis, por outro lado, estão diretamente relacionados à produtividade. Se a manutenção de determinado equipamento precisa ser feita com mais frequência quando ele é mais utilizado para um atendimento, ela é um gasto variável. Outro exemplo é a contratação de funcionários temporários.

Defina sua margem de lucro

O lucro é um valor que pode variar bastante dependendo da área de atuação da sua empresa, portanto deve-se ter em mente a intenção de seu negócio, assim como uma boa análise do mercado.

 

É preciso ter consciência na hora de estipular o valor final de venda para não impactar negativamente na margem de lucro. Além de buscar competitividade, é necessário atentar-se ao equilíbrio financeiro do seu empreendimento.

Conheça seus concorrentes

Os preços da competição são uma importante referência para precificar seus serviços, mas não devem ser a única coisa levada em conta. 

 

Se você focar somente em abaixar seus preços junto ao cliente, pode acabar derrubando sua margem de lucro e, a longo prazo, piorando a qualidade do seu serviço. Leve em consideração também a fidelização da clientela.

 

Para isso é útil também realizar pesquisas de satisfação para aprender o que os clientes desejam que mude e o que não mude no seu atendimento. Encontre também quais são os diferenciais que seu negócio oferece. 

Conheça seu cliente

Se seus preços não forem compatíveis com a capacidade econômica do seu cliente, seu negócio não vai decolar. É necessário, então, analisar o perfil econômico do seu cliente e considerar a região em que sua empresa opera.

 

Pesquise as principais exigências que espera-se do tipo de serviço que você oferece. Evite gerar insatisfações na clientela logo de início e cause uma boa impressão.

Calcule a taxa de Markup

Essa variável, também conhecida como taxa de marcação, é um número essencial para calcular seu preço final de serviços. A Markup é calculada com a seguinte fórmula:

 

M = 100 / [100 – (%CF + %CV + %Lucro)]

Na fórmula, M é a taxa de markup, CF são os custos fixos e CV são os custos variáveis. Por isso é crucial ter esses valores estabelecidos.

Defina o preço final

Por fim, o preço final de venda pode ser definido como o produto da taxa de marcação pelo custo unitário. Por isso é necessário colocar no papel todos os valores utilizados nas operações até o cálculo do preço de venda.

 

Essa é a fórmula básica para precificar seus serviços, mas lembre-se de ter em mente aspectos específicos do seu setor de atuação. Analise também as questões do mercado, a concorrência e o público, inserindo variáveis ou margens baseadas nessas questões.

Conte com um serviço especializado para precificar seus serviços e produtos

Por mais que tenhamos simplificado bem a precificação no passo a passo, sabemos que obter todos esses valores pode ser complicado. Para colocar essas estratégias em prática, nada melhor que contar com a ajuda de quem entende do negócio. Conheça a Yuracan Consultoria!

 

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Este artigo foi escrito por: Yuracan Contabilidade

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