Cada dia mais as pessoas estão interessadas em trabalhar no seu próprio negócio. Um caminho que até um tempo atrás era pouco explorado e que agora vem com força total.
Segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), fez um levantamento no ano de 2018 que terminou com mais de 10 mil startups cadastradas. Que é mais do que o dobro em 2017.
E hoje em dia, começar uma startup é o sonho da maioria das pessoas que empreendem, inspiradas, principalmente pelas histórias de empresas que começaram do zero e se transformaram em gigantes que valem bilhões de dólares.
O que é startup?
Trata-se de uma empresa em fase inicial que possui uma proposta de negócio inovadora e com um grande potencial de crescimento. Elas podem atuar em qualquer área ou tipo de mercado que normalmente utilizam a tecnologia com bases para suas operações.
Características de uma startup
-
Escalabilidade
É a capacidade da empresa de ampliar seu faturamento em um ritmo muito maior do que as despesas, com custos com funcionários, matérias-primas, alugueis, produção.
-
Inovação
É a capacidade de propor soluções criativas, únicas e fora do comum para determinado problema. Toda startup precisa enxergar o mundo de um jeito diferente e oferecer produtos que revolucionam o mercado.
-
Flexibilidade
Significa ter capacidade de se adaptar com agilidade. Precisa organizar seus processos de forma de dinâmica testando possibilidades de mercado.
Como formalizar a startup
Para regularizar a sua startup perante a lei, é preciso consolidar um contrato social. Depois é só entrar com um processo para abrir e obter seu CNPJ (Cadastro Nacional Pessoas Jurídicas). Esses documentos são necessários para emitir notas fiscais, contratar serviços e até mesmo realizar compras.
Dentre as medidas jurídicas necessárias para abrir uma startup, também é importante que você tenha conhecimento das obrigações trabalhistas. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, normas da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), detalhes de contratação de funcionários e estagiários, jornada de trabalho, horas extras, entre outras, são obrigações legais que devem ser cumpridas, e são muito importantes para que todas as pessoas que farão parte da sua equipe tenham seus direitos garantidos.
Dicas para uma Startup de Sucesso
-
Tenha um grande produto
A primeira coisa que sua startup tem que ter é um bom produto/serviço. Algo que seja importante para a sociedade ou um segmento específico.
-
Escolha um bom nome
Pensar num nome impactante e bonito é difícil, mas lembre-se que é com ele que você será lembrado. Ele é sua marca. Então, escolha um nome que mostre as características do seu negócio.
-
Contrate uma boa equipe
Para produzir e vender seu produto/serviço é preciso ter profissionais experientes que são capazes de desenvolver suas melhores habilidades a favor do seu negócio.
-
Planeje sua atuação nas mídias sociais e no marketing
Investir em marketing é de suma importância para o crescimento da sua marca e a atuação em mídias sociais gera valor e relevância. Faça um bom planejamento de gestão estratégica para aproveitar o meio digital.
-
Faça networking
Uma boa rede de contatos ajuda a alavancar sua marca. Vá em eventos de empreendedorismo para aumentar seu reconhecimento. Trabalhar em coworkings são ótimos locais de ideias e pessoas das mais diversas formações.
-
Gere conteúdo
Produzir conteúdo é fundamental para atuação da sua startup, seja por um meio de blog ou um portal, acompanhado por divulgações em redes sociais.
-
Preocupe-se com a burocracia
Separe um tempo para lidar com as questões jurídicas e contábil do seu negócio. Vale a pena aqui pensar em contratar uma pessoa especializada para cuidar dessa parte na sua empresa.
-
Determine regras e normas
Sua marca deve ter regras e normas definidas em relação ao trabalho em geral e aos colaboradores.
-
Busque investidores
Nem sempre o empresário tem verba para abrir uma startup, então é importante saber onde procurar bons parceiros e investidores para a sua jornada.
-
Seja persistente
Não desista e saiba como lidar com erros e fracassos. O segredo do sucesso está na persistência, mas não esqueça que seu produto/serviço deve fazer uma diferença para seu público-alvo.
Startups de sucesso
Empresa que mudou a forma de viajar, se tornou uma startup de sucesso. O AirBnb é uma empresa “hotelaria” com maior capacidade de alocação de pessoas, tudo isto sem ter um único imóvel para locação. Hoje as pessoas podem monetizar um quarto livre em sua casa e conhecer pessoas de todo mundo através do marketplace.
Ferramenta para o mundo da música é a solução para não precisarmos mais comprar CD’s ou baixar músicas na Apple Store. Vai além de uma simples plataforma para se escutar música, aqui é possível interagir com seus amigos, compartilhar playlist e saber o que eles escutam.
Tem como objetivo ser o melhor clube de vantagens, pagando em dinheiro no lugar de pontos. Você também encontrar cupons gratuitos na plataforma, o que gera diversas URLs para o site e consequentemente mais visitantes através do Google.
Plataforma completa para quem quer fazer eventos. Com ela você vai desde a venda do ingresso até a gestão do evento. Costuma receber investimos milionários.
A plataforma oferece passagens rodoviárias pela internet, com bilhetes para mais de 4 mil destinos, sem cobrar taxa de conveniência do passageiro. Basta escolher o trecho site e retirar a passagem no guichê da companhia.
É a maior plataforma online de educação do Brasil, com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
É um dos cases mais bem-sucedidos, com o princípio de ligar taxistas a quem precisa de táxi. Hoje, com seus mais de 90 mil taxistas e mais de 3 milhões de usuários, o Easy Táxi atue em 29 cidades do exterior e em 27 cidades do Brasil.
Gostou? Deixe um comentário abaixo 👇👇
Leia outros artigos no nosso blog!
📍 Somos uma empresa de contabilidade em São Paulo, com décadas de experiência em ajudar pequenos empresários a conquistarem suas metas e faturarem mais através de uma contabilidade consultiva e eficiente.
☎ (11) 3323-1975