Como abrir um PJ de desenvolvedor de sistemas?

' Deixe um comentário

Atualmente, uma das melhores formas de atuar no mercado de trabalho de forma legal é por meio de uma Pessoa Jurídica, ou PJ. Com isso, diversas profissões podem se enquadrar na modalidade, como um desenvolvedor de sistemas.

No entanto, nem todos os profissionais compreendem as especificidades por trás de uma Pessoa Jurídica. Afinal de contas, não estamos falando de uma opção que se diferencia de modelos tradicionais, como o CLT.

Deste modo, o que você acha de entender melhor como um desenvolvedor de sistemas pode trabalhar como PJ e quais são os benefícios por trás desta modalidade?

Acompanhe o nosso artigo com atenção e descubra quais as especificidades por trás do modelo de atuação Pessoa Jurídica. Aproveite também para tirar todas as suas dúvidas relacionadas ao assunto.

Confira também o nosso conteúdo sobre o tema: e-Social Doméstico: Quanto custa manter uma funcionária doméstica.

 

Por que se tornar um PJ?

Como você pode perceber, os desenvolvedores de sistemas encontram diversas possibilidades de atuar no mercado de trabalho. Além do contrato CLT com uma empresa, ele também pode optar por se tornar um PJ.

Inclusive, se enquadrar como Pessoa Jurídica não é uma má ideia. Afinal, estamos falando de uma área bastante dinâmica e que envolve rápidas mudanças por parte dos gestores de uma empresa.

Além disso, também é necessário compreender que as empresas brasileiras lidam com uma alta carga tributária. Fato que faz com que a procura por profissionais enquadrados como PJ aumente consideravelmente.

Sendo assim, muitos desenvolvedores de sistemas encontram na modalidade PJ uma forma de reduzir os encargos tributários. Mas essas não são as únicas vantagens por trás deste assunto e você verá isso por meio deste artigo.

Portanto, acompanhe a seguir mais informações relevantes sobre se tornar uma Pessoa Jurídica e tudo o que essa decisão traz consigo. Vamos lá?

Leia também o nosso artigo sobre o assunto: Sua empresa cresceu? Saiba como migrar de MEI para ME de forma segura.

 

Como se tornar um PJ?

Quando um desenvolvedor de sistemas decide atuar como PJ, ele precisa, em primeiro lugar, abrir um CNPJ. Essa é, sem sombra de dúvidas, a principal característica por trás desta modalidade de trabalho.

Deste modo, após ter o seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), ele pode fazer vários contratos de prestação de serviços com diferentes empresas contratantes. Logo, não existe vínculo empregatício, como acontece no regime CLT.

Sendo assim, existem alguns passos fundamentais para que um desenvolvedor de sistemas se torne um PJ. Acompanhe a seguir e descubra como você pode começar a atuar assim:

 

  • Abrir o CNPJ;
  • Comparecer à Prefeitura do seu município;
  • Efetuar a sua inscrição municipal;
  • Cadastro no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

 

Neste sentido, para que todo o processo seja conduzido de forma assertiva, é fundamental contar com o apoio especializado de uma contabilidade. Afinal, estamos falando de profissionais experts no assunto!

Portanto, burocracias como a escolha do regime tributário poderão ser guiadas por um contador, garantindo assim que tudo ocorra da maneira correta, sem abrir brechas para falhas e equívocos.

Acompanhe também o nosso artigo sobre: Como conseguir crédito para pequenas empresas com as melhores condições.

 

Quais as vantagens em se tornar um PJ?

Como você pode compreender, atuar como uma Pessoa Jurídica não é a mesma coisa que ter um vínculo empregatício com uma empresa. Afinal de contas, o desenvolvedor de sistemas precisa abrir o seu CNPJ.

Desta maneira, a modalidade PJ traz consigo algumas vantagens para os profissionais. Confira a seguir algumas delas:

 

  • Horário flexível;
  • Maior autonomia;
  • Formar várias parcerias;
  • Negociar direto com o contratante.

 

Portanto, acompanhe conosco como cada um dos benefícios citados acima são vistos no dia a dia de um desenvolvedor de sistemas que atua como Pessoa Jurídica.

 

1. Horário flexível

Quem atua como Pessoa Jurídica não tem o horário como uma das suas preocupações. Afinal, ele não precisa mais bater ponto em uma empresa. Todo o foco é destinado para o desenvolvimento do seu trabalho.

Deste modo, o desenvolvedor de sistemas PJ encontra uma maior flexibilidade de horário, podendo ele mesmo definir quando começa e quando termina o seu dia. Fato que permite uma rotina mais maleável.

Leia também sobre o: Pagamento de Impostos: Como saber se sua empresa está pagando corretamente.

 

2. Maior autonomia

Outra vantagem por trás do PJ é uma maior autonomia para trabalhar e desempenhar as suas atividades de onde quiser. Isso porque, ele não precisa estar alocado dentro de um ambiente empresarial.

Sendo assim, os profissionais podem trabalhar de forma remota, ou em coworkings e cafés. No entanto, deve-se analisar as cláusulas previstas no contrato com os seus clientes se existe alguma condição.

 

3. Formar várias parcerias

Uma das principais vantagens de atuar como um desenvolvedor de sistemas PJ é a possibilidade de prestar serviços para várias empresas ao mesmo tempo.

Ou seja, com mais clientes em sua carteira, consequentemente ele terá um faturamento maior, o que tem atraído cada vez mais profissionais para essa área de atuação.

 

Confira também o nosso artigo sobre o assunto: Como uma consultoria tributária pode ajudar a sua empresa?

 

4. Negociar direto com o contratante

A última vantagem da nossa lista se apresenta como a possibilidade de negociar direto com o contratante. O que significa que o pagamento pela prestação de serviços também acontece desta forma.

Sendo assim, o desenvolvedor de sistemas PJ encontra várias vantagens por trás da sua modalidade de atuação. O que a torna uma excelente oportunidade para o seu futuro profissional.

Portanto, você acabou de acompanhar o nosso artigo sobre Pessoa Jurídica e descobriu todas as suas especificidades. Ficou alguma dúvida? Compartilhe conosco por meio do nosso campo de comentários.

Após abrir a sua empresa, saiba que dispor de um suporte contábil é fundamental para o seu crescimento. Neste sentido, você pode contar com a Yuracan! Já são décadas de experiência em ajudar pequenos empresários.

O nosso foco é fazer com que os nossos clientes conquistem suas metas e faturem mais por meio de uma contabilidade consultiva e eficiente. Portanto, entre em contato conosco e descubra como nós podemos te ajudar!

Além disso, aproveite para acessar o nosso blog e acompanhar outros conteúdos iguais a este! Nos vemos por lá!

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por: Yuracan Consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *