Abrir uma empresa na cidade de São Paulo é algo verdadeiramente desafiador, com tanta competição, serviços variados e públicos e endereços extremamente variados é preciso conhecer bem a área na qual se pretende ingressar e onde está o público desejado.
Para que o seu produto ou serviço chegue de fato onde você, empreendedor, mais deseja é preciso muito estudo sobre o nicho no qual se pretende atuar. Entretanto, existem outras formalidades que devem ser realizadas antes do negócio começar a funcionar.
Por isso, além de se atentar a esses detalhes, é preciso também contar com apoio de profissionais especializados no processo de abertura da empresa na cidade de São Paulo. O qual nem sempre pode ser resolvido de forma simples pelos empreendedores.
Dessa forma, contar com um serviço de contabilidade especializada em abertura de empresa e que já atua na região desejada é fundamental para que a abertura seja conduzida de forma correta, diminuindo a ocorrência de erros e reduzindo o tempo do processo.
Deseja saber como uma empresa de contabilidade pode ajudá-lo no momento de abrir sua empresa em São Paulo? Leia o artigo até o final.
Aproveite e leia também:Passo a passo para a abertura de um negócio digital
Por que abrir uma empresa em São Paulo?
Sendo uma das cidades mais populosas do mundo e a mais rica do país, a cidade de São Paulo apresenta inúmeras oportunidades de se fazer negócio.
Com seus 12,33 milhões de habitantes com interesse e costumes diversos, a capital paulista abriga diferentes tipos de negócio, cada um com seus produtos e serviços direcionados para nichos variados de mercado.
Dessa forma, quem empreende em São Paulo tem a possibilidade de trabalhar com segmentos variados, desde tecnologia ao setor alimentício. Então, por que não embarcar nessa jornada e começar a empreender bem no centro financeiro do Brasil?
Talvez você se interesse também por:Manter um funcionário: Saiba quais são os custos de funcionário
Como abrir uma empresa em São Paulo?
Para que a empresa de fato comece a trabalhar ela deve ser regularizada e formalizada, por isso existem alguns detalhes que devem ser decididos antes de ir à junta comercial. Confira a seguir cada um deles.
Planejamento do Negócio
Este é o momento de definir as características mais básicas da sua empresa, como o segmento de atuação, o produto ou serviço que será oferecido, quem são os sócios e como cada um irá contribuir, os horários de funcionamento, entre outros detalhes.
Contrato Social
Caso sua empresa seja composta por mais de um sócio é necessária a criação de contrato social. Neste documento os empreendedores formalizam tudo o que diz respeito ao negócio.
Como são e as obrigações e direitos dos sócios, a participação deles na empresa, o endereço da sede. O contrato social normalmente é feito por um contador e deve ser arquivado na junta comercial no momento de abertura da empresa em São Paulo.
Definição da Natureza Jurídica
Nem sempre o empreendedor é capaz de definir sozinho qual deve ser a natureza jurídica a ser adotada pela empresa.
Portanto, é preciso contar com o suporte de um contador neste momento, pois esse detalhe é muito importante para a segurança do patrimônio da empresa e dos sócios. No Brasil as naturezas jurídicas mais usadas são:
- Empresário Individual;
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
- Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).
Regime tributário
Outro detalhe que deve ser olhado com cuidado é o regime tributário adotado pela empresa, isso irá determinar a quantidade de impostos que a empresa deve pagar ao Fisco.
Por isso, é recomendado que antes de tomar essa decisão, o empreendedor busque o suporte de profissionais especializados e tributação. O qual irá estipular uma suposta margem de faturamento e assim poderá determinar o melhor modelo para a sua empresa.
Atualmente as empresas brasileiras podem escolher entre três regimes tributários, o Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.
Documentos necessários para abertura
No dia da abertura, devem ser apresentado os documentos dos sócios e proprietário da empresa, a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) , confira abaixo o que deve ser apresentado:
- Comprovante de residência com cópia;
- Cópias autenticadas do RG e CPF;
- Cópia da folha espelho do Imposto de Renda Pessoa Física;
- Duas cópias do IPTU e contrato de locação ou compra e venda.
Além da documentação na dentro da junta, o processo de abrir empresa em São Paulo pode ser um tanto lento e moroso. Isso porque a validação da nova empresa passa por diversas etapas como:
- Consulta de Viabilidade;
- Pagamentos de taxa referentes a documentação, como o DBE;
- Registro;
- Inscrição Municipal;
- Obtenção de licenciamentos e alvarás.
Dessa forma, o suporte de contador que entenda a sua realidade e as necessidades do seu tipo de negócio é ideal para diminuir o tempo de espera e realizar a abertura da sua empresa de forma correta.
Leia mais tarde: Planejamento financeiro: como transformar os seus resultados
Por que contar com a Yuracan para abrir a sua empresa em São Paulo?
Somos uma consultoria empresarial com ampla experiência no mercado, com décadas de tradição em contabilidade, nosso foco principal é auxiliar os jovens empreendedores a crescer e desenvolver suas empresas.
Por meio de serviços de contabilidade de alta qualidade, entregues com pontualidade e de forma eficiente, a Yuracan Consultoria Empresarial usa a tecnologia para tornar sua contabilidade ainda mais efetiva e conveniente aos seus clientes.
Atuamos junto a empresas de segmentos variados como nas áreas da indústria, comércio, tecnologia, MEI’s e prestadores de serviço. Nossa sede tem fácil localização, na Avenida Paulista, entre em contato e agende uma visita!
Para ter acesso a mais conteúdos sobre contabilidade, gestão empresarial e finanças? Acesse o blog da Yuracan e siga as nossas redes sociais.