Durante a pandemia, houve a ascensão do empreendedorismo digital. Nesse sentido, algumas estratégias que antes eram utilizadas somente para engajamento do público, passaram a ser aplicadas com a finalidade de monetização (obtenção de rendimentos).
Ou seja, o empreendedor digital se utiliza da tecnologia e da internet para construir e distribuir conteúdos que sanem as dores e necessidades do consumidor.
Tendo em vista este cenário, é crescente a necessidade de formalização desses profissionais. Contudo, nesse processo, uma dificuldade encontrada pelo empreendedor digital é encontrar o CNAE mais adequado à atividade desenvolvida.
Se você tem curiosidade por este tema, continue a leitura e descubra qual o CNAE mais adequado para cada tipo de empreendedor digital.
O que é CNAE?
Indicar a atividade de atuação de um negócio é uma das etapas necessárias para a legalização de uma empresa. Essas atividades são compreendidas pelo CNAE.
A sigla CNAE diz respeito à Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Em geral, as empresas têm uma atividade principal e uma secundária.
Nessa etapa é de extrema importância contar com o auxílio de um contador, visto que uma escolha errada pode implicar em uma série de questões, como o pagamento de impostos e de contribuição sindical de forma indevida.
Além disso, a empresa também pode ficar irregular, ter a liberação de alvarás negada e ser autuada com multas.
Tendo em vista esses possíveis problemas, ressaltamos a necessidade de se contar com serviços especializados para fazer todo o trâmite de legalização da empresa.
Quem é o empreendedor digital?
O empreendedorismo digital surgiu na década de 70. Entretanto, conforme o uso da internet cresce, aumentam também as possibilidades de atuação.
O empreendedor digital utiliza-se dos meios virtuais para fazer a venda de infoprodutos e serviços.
Enquadram-se nessa modalidade os cursos online, os e-books, os aplicativos, softwares e a divulgação de produtos e serviços de empresas terceiras, com o objetivo de trazer reconhecimento da marca e promover vendas.
Nesse sentido, podemos citar a atuação do empreendedor digital nas seguintes vertentes:
- Criadores de produtos digitais;
- Influenciadores digitais;
- Youtubers;
- Proprietários de sites e blogs.
Vantagens do empreendedorismo digital
Se você está pensando em empreender na área digital, confira abaixo as principais vantagens:
- Flexibilidade de horário;
- Atuação sem limitação de espaço físico;
- Possibilidade de escalar o negócio;
- Baixíssimo investimento;
- Atuação em um mercado crescente e promissor;
- Apoio contábil de profissionais especializados na área digital.
Agora que o leitor já sabe o que é CNAE, quem é classificado empreendedor digital e quais as vantagens dessa modalidade de trabalho, aprenda como escolher o CNAE ideal para o seu trabalho online.
Qual CNAE escolher ?
O primeiro passo é pesquisar as atividades econômicas na CNAE. Cada atividade é registrada por um código formado por sete dígitos numéricos. O mais interessante é que esse código não é formado de maneira aleatória.
O primeiro número diz respeito à seção; são 27 seções. O segundo dígito está relacionado com as divisões, sendo 87 no total. O terceiro dígito corresponde ao grupo, sendo 285 disponíveis.
O quarto número, mais um dígito verificador, corresponde às classes; são 672 classes no Brasil. As sub-classes são representadas pelos dois últimos dígitos.
Após verificar as atividades disponíveis na lista do CNAE, pense sobre as áreas de atuação e relacione essa classificação com as atividades que você exerce ou deseja exercer como empreendedor digital.
Para definir a atividade principal do seu negócio, é necessário pensar no carro-chefe da empresa. Nesse sentido, o empreendedor pode trabalhar, por exemplo, com a venda de cursos e como influenciador digital.
Qual o CNAE correto para o empreendedor digital?
Infelizmente não existem CNAE’s específicos para cada ramo de atividade. Contudo, é possível perceber diversas categorias que se enquadram dentro das atividades desempenhadas no empreendedorismo digital.
Tendo isso em vista, saiba quais as classificações de atividades mais aderidas pelos empreendedores digitais, de acordo com a CONCLA (Comissão Nacional de Classificação).
Os criadores de produtos digitais se enquadram no CNAE 8599-6/04, que diz respeito à produção de cursos e treinamentos.
O CNAE 7311-4/00, na atualidade, é o mais adequado para a atuação dos influenciadores digitais, tendo em vista que compreende serviços de marketing e publicidade.
Os Youtubers podem escolher a classificação relacionada à edição e distribuição de vídeos, sendo 5912-0/99, ou a divulgação de vídeos para a obtenção de ganhos financeiros como afiliado, sendo 7319-0/03. Para proprietários de sites e blogs o classificação mais adequada é a 6319-4/00.
Então, a partir dessas análises, escolha a atividade principal e secundária. Nesse momento, assim como durante todo o processo de legalização da empresa, é preciso contar com a ajuda de um contador especializado na prestação de serviços para o setor digital.
Conte com as soluções da Yuracan. Prestamos serviços contábeis de maneira rápida, simples e eficiente, de acordo com a dinamicidade requerida pelos profissionais que atuam no meio digital.
Entre em contato e fale com um consultor ou abra a sua empresa de forma simplificada. Confira nosso blog, siga as nossas redes sociais e aproveite para ler também sobre: Tributação de serviços digitais: Entenda como funciona.