Dicas de Gestão Qual a diferença entre assinatura eletrônica e assinatura digital? ' Deixe um comentário Com o avanço da tecnologia para dentro das empresas, diversos processos antes considerados tradicionais passaram por mudanças. Assim, novas oportunidades foram criadas, como é o caso da assinatura eletrônica e da assinatura digital. Deste modo, empresas que não usufruem da tecnologia no seu dia a dia acabam ficando para trás no mercado. Afinal de contas, as soluções proporcionam uma maior agilidade e segurança em diversas atividades. Atualmente, são vários os recursos tecnológicos que podem ser implementados na rotina de uma empresa. É neste momento que podem surgir dúvidas como as diferenças entre a assinatura eletrônica e a assinatura digital. Sendo assim, apesar de se tratarem de termos semelhantes, não estamos falando de sinônimos. Logo, se você deseja implementá-las na rotina da sua empresa, é fundamental compreender as suas diferenças e aplicabilidades. Portanto, o que você acha de entender melhor quais as diferenças entre assinatura eletrônica e assinatura digital? Acompanhe o nosso artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre este tema! Confira também o conteúdo referente ao assunto: Sua empresa cresceu? Saiba como migrar de MEI para ME de forma segura. Como as empresas são impactadas pela tecnologia? A transformação digital trouxe consigo diversas mudanças na sociedade. Com isso, as empresas acabaram sentindo os impactos do avanço da tecnologia em várias das suas operações. Deste modo, atividades que antes demandavam tempo e uma equipe para desempenhá-las, agora podem ser feitas com mais agilidade e de forma automatizada. Uma delas é a coleta de assinaturas de contratos. Inclusive, são várias as atividades de uma empresa que precisam de uma assinatura, que podem ser de clientes, colaboradores, fornecedores, entre outros. Logo, como os gestores podem otimizar tais tarefas? Diante de um contexto no qual o que era presencial acabou migrando para o digital, a tecnologia oferece soluções assertivas para atividades assim. O foco é proporcionar processos mais ágeis e seguros. Sendo assim, conceitos como assinatura eletrônica e assinatura digital surgem e desempenham um papel fundamental. Acompanhe a seguir o que elas representam e quais são as suas principais diferenças! Confira também o nosso artigo sobre o assunto: Pensando em abrir um comércio? Conheça as tendências do mercado varejista. Assinatura eletrônica e assinatura digital: quais as diferenças? Para compreender as diferenças entre assinatura eletrônica e assinatura digital, é fundamental buscar entender ambas as definições. Afinal de contas, como adiantado, estamos falando de termos distintos. Deste modo, vamos abordar cada um dos termos de maneira individual, proporcionando um melhor entendimento para você, leitor. Portanto, acompanhe conosco e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. O que é a assinatura eletrônica? Em primeiro lugar, vamos entender o que é a assinatura eletrônica. Estamos nos referindo a um termo bastante amplo, que envolve todos os modelos de validação por meio do ambiente digital. Desta maneira, uma assinatura eletrônica pode se apresentar, por exemplo, como uma senha utilizada para validar uma operação bancária. Isso porque, ela está representando o responsável por tal transação. Além disso, um outro exemplo é o certificado digital utilizado para as operações feitas no site da Receita Federal. Logo, a assinatura eletrônica é a responsável por garantir uma maior proteção aos processos. Esta não é a única vantagem por trás da utilização da assinatura eletrônica. Ainda existem outras, como: Mais agilidade; Maior praticidade; Economia de custos. Portanto, é possível utilizar a assinatura eletrônica por meio de SMS, GPS, usuário e senha, códigos, token, entre outros. Aproveite para acompanhar o nosso artigo sobre o assunto: Como conseguir crédito para pequenas empresas com as melhores condições. Assinatura digital Após compreender do que se trata a assinatura eletrônica, chegou o momento de entender do que se trata a assinatura digital. Assim, será possível conhecer quais são as suas principais diferenças. Inclusive, quando falamos em uma assinatura digital, é fundamental entender que ela se apresenta como um tipo de assinatura eletrônica. Logo, ela utiliza operações matemáticas, a fim de proporcionar uma maior proteção na autenticidade de processos. Sendo assim, a assinatura digital se caracteriza por três princípios fundamentais na autenticidade de documentos. São eles: Integridade; Autoria; Não repúdio. Logo, a integridade e autoria são resultado de uma chave criptográfica, que se responsabiliza por criar um vínculo entre documento e o autor da assinatura. Com isso, qualquer alteração feita no documento acaba invalidando o processo. Já o não repúdio diz respeito à impossibilidade do autor negar a sua autenticidade ou alegar que não é o responsável pelo conteúdo. Aproveite para acompanhar também o nosso artigo: Tudo sobre o certificado digital: tipos, benefícios e como obter o seu. Por que usar a assinatura eletrônica e assinatura digital? Agora que você já sabe o que são a assinatura eletrônica e assinatura digital e compreender as suas diferenças, que tal entender também quais são as suas principais vantagens para uma empresa? Inclusive, antes é necessário ressaltar que elas podem ser utilizadas por profissionais autônomos também. E, com o tempo, também está se fazendo presente na vida de pessoas físicas. Portanto, acompanhe a seguir quais são as principais vantagens por trás da utilização da assinatura eletrônica e assinatura digital. Vamos lá? Maior redução de custos; Sustentabilidade; Redução das burocracias; Aumento da produtividade. O que você achou do nosso artigo? Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, compartilhe conosco no campo de comentários! Será um prazer te responder! A Yuracan é uma contabilidade para quem não gosta de burocracia. Nós simplificamos as tarefas contábeis para descomplicar o seu dia. Portanto, deixe a sua gestão contábil e financeira conosco e ganhe tempo para investir na sua empresa! Não perca a oportunidade de entrar em contato conosco e descobrir como nós podemos te ajudar! Aproveite também para acessar o nosso blog e acompanhar outros conteúdos como o que você acabou de ler! Categorizados em: Dicas de Gestão Este artigo foi escrito por: Yuracan Consultoria Deixe um comentário Cancelar respostaO seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *Comentário * Nome * E-mail * Site Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.