Abrir uma empresa em São Paulo: Conheça o passo a passo

' Deixe um comentário

Atualmente, é cada vez maior o número de pessoas com o desejo de abrir uma empresa em São Paulo. No entanto, muitas delas não sabem sequer quais os passos para abrir um negócio.

Inclusive, são várias as burocracias envolvidas na abertura de uma empresa e o desconhecimento acerca deste processo pode se tornar um entrave para os futuros empreendedores.

Dessa maneira, muitos empreendedores acabam se assustando diante de tantas processos burocráticos. O que os leva a deixar de lado o sonho de abrir a própria empresa.

Portanto, separamos para você, empreendedor, quais os principais passos para abrir uma empresa em São Paulo. Continue acompanhando e descubra como se tornar dono do próprio negócio e começar a administrar o seu empreendimento!

Por que abrir uma empresa em São Paulo?

Considerada uma das maiores cidades do mundo, São Paulo cumpre um papel de extrema relevância no país.

Com cerca de 12 milhões de habitantes, a cidade representa o maior PIB municipal do país, somando R$ 651 bilhões, de acordo com dados do IBGE em 2015.

Sendo assim, levando todos esses fatores citados em consideração, São Paulo se apresenta como uma cidade bastante atrativa para a formação de novos empreendimentos.

Afinal de contas, quem não deseja abrir uma empresa de sucesso em uma cidade que concentra 63% das sedes de grandes grupos internacionais?

No entanto, abrir uma empresa em São Paulo não é uma tarefa simples, tampouco acontece do dia para a noite. É necessário seguir alguns passos que garantam a eficácia de um empreendimento. Veja agora quais são e como se preparar para começar o próprio negócio.

Como abrir uma empresa em São Paulo?

Abrir uma empresa em São Paulo é só o primeiro dos vários desafios na jornada de um empreendedor. Afinal de contas, é necessário também fazer uma administração eficiente do seu negócio.

De acordo com um levantamento feito pelo IBGE, a cada dez empresas, seis acabam fechando ainda nos primeiros cinco anos de vida.

Desse modo, é de extrema importância se atentar às medidas necessárias para abrir uma empresa de sucesso.

Conheça a seguir quais passos são necessários para abrir o próprio negócio e fazer uma gestão eficiente.

Plano de negócios

O primeiro passo para abrir uma empresa é a elaboração de um plano de negócios. Estamos falando do documento que constará todos os objetivos do seu negócio e quais serão os caminhos traçados para alcançá-los.

É necessário ter em mãos um planejamento bem elaborado e rico em detalhes, constando todas as informações da sua empresa.

Ou seja, itens como qual será o seu público-alvo, quem são os seus concorrentes, qual será o seu investimento inicial e quais estratégias de mercado serão utilizadas devem estar em mente antes mesmo de abrir o seu próprio negócio.

Dessa maneira, elaborar um plano de negócios é o primeiro passo para todo empreendedor que deseja abrir uma empresa em São Paulo. Confira os próximos!

Qual a sua atividade?

O segundo passo para a abertura da sua empresa é a identificação de qual será o seu segmento de atividade.

Atualmente, o Brasil oferece algumas possibilidades para os empreendedores. Conheça quais são agora:

  • Prestadores de serviços;
  • Indústrias;
  • Comércios atacadistas.

Cada um deles impacta na maneira como a gestão da sua empresa será feita e por quais burocracias ela está sujeita.

Natureza jurídica

No Brasil, toda empresa precisa definir uma natureza jurídica, para que os órgãos públicos possam reconhecê-la.

Sendo assim, de acordo com a natureza jurídica escolhida por uma empresa, ela será enquadrada em diferentes responsabilidades e benefícios.

Ao abrir uma empresa em São Paulo, existem diferentes tipos de natureza jurídica. Dentre elas, nós podemos citar:

  • Empresário Individual (EI);
  • Sociedade Limitada (LTDA);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
  • Sociedade Simples (SS);
  • Sociedade Anônima.

Aproveite para ler o nosso conteúdo EIRELI, EI e MEI: Tudo o que você precisa saber para abrir uma empresa sem sócios.

Além da natureza jurídica, deve-se escolher também qual o melhor regime tributário para a sua empresa. Atualmente, os principais modelos se apresentam como Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.

O que é necessário para abrir uma empresa em São Paulo?

Passado todas as burocracias acima, ainda existem mais alguns passos para abrir uma empresa em São Paulo.

Ou seja, não pense que o processo de abertura de empresas se restringe apenas aos fatores já citados. É o que nos leva a apresentar quais os outros passos que um empreendedor precisa passar, confira:

  • Fazer o registro da empresa na Junta Comercial;
  • Obter o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE);
  • Conseguir o seu CNPJ;
  • Fazer a sua inscrição estadual e municipal;
  • Obter o seu Alvará de Funcionamento.

Todo o processo para abrir o próprio negócio em São Paulo acaba exigindo muito conhecimento técnico por parte dos empreendedores. O que acaba os levando a contar com um serviço especializado em abertura de empresas.

Leia também: Contabilidade como parceira de negócios.

Desse modo, entre em contato conosco e conte com os nossos profissionais para te auxiliar neste processo. Não se esqueça de acessar o nosso blog e conferir outros conteúdos como o que você acabou de ler.

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por: Yuracan Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *