Pensando em abrir um comércio? Conheça as tendências do mercado varejista

' Deixe um comentário

 

O sonho de empreender tem se tornado cada vez mais comum entre os brasileiros. Com isso, muitos deles acabam optando por abrir um comércio na hora de tirar um negócio do papel.

Investir no varejo é, sem sombra de dúvidas, uma ótima oportunidade para os empreendedores. No entanto, é necessário que todos eles busquem, em primeiro lugar, se planejar.

Afinal de contas, não existe uma receita pronta para abrir um comércio. É necessário compreender quais são as condições do seu investimento e, principalmente, os riscos envolvidos no processo também.

Deste modo, uma etapa que não pode ficar de fora é a compreensão de todas as tendências no mercado varejista. O foco é, ao abrir um comércio, ser assertivo na sua escolha.

Sendo assim, o que você acha de compreender melhor quais os modelos de negócio em alta no mercado?

Continue acompanhando o nosso artigo para descobrir como investir no mercado varejista da maneira certa. Conheça agora quais são as principais tendências do momento e tire todas as suas dúvidas.

Aproveite também para ler o conteúdo sobre: Tudo sobre o Certificado Digital: tipos, benefícios e como obter o seu.

 

Como abrir um comércio?

O primeiro passo para quem deseja abrir um comércio é, sem sombra de dúvidas, a elaboração de um plano de negócios.

Estamos falando de um documento que vai ajudar o empreendedor a definir todos os seus objetivos e quais os melhores caminhos para alcançá-los.

Deste modo, abrir um comércio tem se apresentado como uma ótima forma de empreender, principalmente quando o responsável não dispõe de um grande capital.

Atualmente, muitos empreendedores acabam deixando de lado o sonho de abrir o próprio negócio por motivos financeiros. No entanto, no mercado varejista, eles encontram a oportunidade de tirar os seus objetivos do papel.

Sendo assim, confira a seguir algumas dicas que contribuem para que seja possível abrir um comércio sem muitos custos. Vamos lá?

 

  • Busque pelas melhores oportunidades no mercado;
  • Saiba economizar na compra do seu mobiliário;
  • Mantenha o seu comércio varejista legalizado;
  • Reduza os custos com o pagamento de tributos;
  • Saiba quem são os seus concorrentes.

 

Seguindo as dicas acima, o empreendedor pode ser mais assertivo na abertura do seu comércio varejista.

Agora, o que acha de compreender quais são as principais tendências neste setor? Acompanhe conosco no decorrer deste artigo!

Confira também o conteúdo sobre o assunto: Relatórios gerenciais: o que são e como usar nas decisões.

 

Quais as tendências no mercado varejista?

Você já se questionou quais os pilares por trás de um comércio de sucesso? Sem sombra de dúvidas, os gestores deste negócio percorreram um caminho para que fosse possível chegar ao patamar atual.

O primeiro passo é compreender que o comportamento do consumidor tem passado por grandes mudanças. Fato que demandou que o comércio varejista se adaptasse ao perfil do seu novo público.

Sendo assim, quando falamos em tendências no mercado varejista, estamos nos referindo a fatores que têm feito a diferença no momento de abrir um comércio. Confira a seguir quais são:

 

  • Maior foco no cliente;
  • Utilização da tecnologia;
  • Experiência do cliente;
  • Loja física e virtual.

 

Portanto, acompanhe conosco agora como utilizar cada um dos fatores acima em prática no seu negócio. Confira!

Aproveite para ler também o nosso artigo sobre o: Guia do ICMS: o que é, quem deve pagar e como recolher o imposto.

 

1. Maior foco no cliente

Uma das melhores formas de ser assertivo na abertura de um comércio é conhecendo o seu cliente e as suas características. Atualmente, ferramentas como o Analytics permitem um maior entendimento do seu público.

Ou seja, características como idade, gênero e localização podem ser obtidas, a fim de proporcionar uma estratégia mais assertiva.

Deste modo, por meio das informações obtidas, é possível oferecer os seus serviços e produtos com maior chance de venda. Afinal de contas, você sabe para qual público está oferecendo.

Acompanhe também o nosso artigo sobre o tema: 6 respostas que só a contabilidade tem sobre seu negócio.

 

2. Utilização da tecnologia

O segundo aspecto para abrir um comércio de sucesso é a implementação da tecnologia nas suas rotinas empresariais.

Afinal de contas, as soluções tecnológicas permitem uma melhor experiência para os consumidores de um comércio varejista.

Deste modo, a partir do momento que você busca automatizar os seus processos, é possível aumentar a segurança nas transações feitas durante a gestão, como aquelas relacionadas ao financeiro e ao estoque.

Além disso, um comércio encontra a possibilidade de emitir notas fiscais com maior agilidade, otimizando assim a sua rotina.

 

3. Experiência do cliente

Como dito, o perfil do consumidor tem passado por profundas mudanças ao longo dos anos. Hoje, podemos encontrar um nível cada vez maior de exigência.

Sendo assim, é de extrema importância que um comércio invista em proporcionar uma experiência positiva para os seus consumidores.

Deste modo, ao abrir um comércio, os empreendedores podem investir em diferentes maneiras de aumentar a satisfação dos seus clientes, como:

 

  • Atendimento diferenciado;
  • Horários especializados;
  • Ambiente climatizado;
  • Entre outros.

 

Aproveite e confira também o nosso artigo sobre o tema: Confira 4 estratégias para reduzir a carga tributária da empresa.

4. Loja física e virtual

A nossa última tendência é uma integração entre loja física e virtual no mercado varejista. Afinal, o ambiente online tem prospectado cada vez mais consumidores.

Deste modo, montar um e-commerce permite que o seu comércio aumente a sua visibilidade e a chance de captar novos clientes. Agora, eles podem fazer as suas compras sem ao menos sair de casa.

Portanto, essas foram as nossas principais dicas de tendências para abrir um comércio de forma assertiva. Ficou alguma dúvida? Compartilhe conosco no campo para comentários.

Aproveite também para acessar o nosso blog e acompanhar outros conteúdos como este que você acabou de ler. Nos vemos lá!

Categorizados em:

Este artigo foi escrito por: Yuracan Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *