Fazer a abertura de uma empresa é um momento extremamente especial, criam-se muitas expectativas sobre como o negócio vai funcionar, qual é o cronograma dos próximos meses, quais medidas devem ser tomadas, dentre outros fatores.
Além de questões relacionadas à atividade que o negócio, também surgem questões relacionadas aos processos burocráticos, como o tipo jurídico e o melhor regime tributário a ser adotado para o seu tipo de empresa.
Em meio a este cenário, outros pensamentos também começam a surgir na cabeça do empreendedor, sobre como se destacar em um ambiente tão competitivo, quanto a maior metrópole brasileira.
Abrir empresa em São Paulo é sim algo desafiador, por isso, antes de fazer a abertura da sua empresa é preciso entender quais são as etapas deste processo e as burocracias que devem ser enfrentadas para formalizar o seu negócio.
Continue lendo o artigo abaixo e veja o passo a passo como abrir empresa em São Paulo.
Leia também:Passo a passo para a abertura de um negócio digital
Por que abrir uma empresa em São Paulo?
Além de ser o centro financeiro do Brasil, está entre as cidades mais populosas do mundo. Um espaço cheio de pessoas diferentes, cada um com suas necessidades.
A pluralidade existente nesta grande cidade, propicia um ambiente interessante para os mais diversos tipos de negócios. Sendo a 6° cidade mais rica do mundo, seu PIB (Produto Interno Bruto), segundo dados do IBGE atinge os 699,28 bilhões de reais.
Localizada no sudeste, região mais rica do Brasil, a cidade está situada a poucos quilômetros do Aeroporto de Guarulhos e do Porto de Santos.
Como abrir empresa em São Paulo?
Agora que você já sabe as vantagens de abrir sua empresa em São Paulo veja a seguir o passo a passo.
Planejamento
Para começar o processo de abertura da sua empresa em São Paulo é preciso determinar algumas características básicas da sua empresa, como o segmento de atuação, o tipo de produto ou serviço oferecido, quem serão os sócios, este momento é o planejamento.
Esta é a fase que o empreendedor também define o nicho do público que será atendido, os horários de funcionamento entre outras questões.
Contrato Social
Caso o seu negócio seja aberto junto com outros sócios será necessária a criação de um contrato social. Além de oficializar a criação do negócio, o contrato social tem como função registrar as características gerais da empresa.
Como razão social, endereço da sede, informações dos sócios, os direitos e as obrigações das partes e a contribuição financeira de cada um. O contrato deve ser arquivado na Junta Comercial no momento da abertura da empresa em São Paulo.
Este contrato pode ser feito com o auxílio de um profissional da contabilidade, portanto, o empresário pode procurar suporte com uma contabilidade de confiança.
Natureza Jurídica
No momento da abertura do CNPJ a natureza jurídica já deve estar previamente determinada, portanto, veja a seguir as natureza jurídicas disponíveis:
- Empresário Individual;
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
- Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).
Para cada um dessas naturezas existem especificidades, dessa forma, antes de escolher por uma das opções busque a orientação de um profissional da contabilidade. Assim é possível escolher o mais adequado.
Regime Tributário
Este é com toda certeza um dos detalhes mais importantes da sua empresa, pois o regime tributário irá definir a quantidade de impostos que devem ser pagos.
Portanto, é preciso que essa escolha seja feita com extremo cuidado, por isso, é necessário que o empreendedor estude a estrutura de sua empresa e o mercado em que deseja atuar.
Uma suposta margem de faturamento também deve ser estipulada, pois a cobrança dos impostos e tributos no Brasil está diretamente relacionada ao faturamento anual. Os três regimes tributário mais usados na atualidade são:
- Simples Nacional;
- Lucro Real;
- Lucro Presumido.
O Simples Nacional, como o nome já diz, é um regime de tributação simplificado e por isso é mais indicado para quem está começando.
Em contrapartida o Lucro presumido é muito indicado para prestadores de serviço e empresas com lucro superior 32% do faturamento bruto.
Enquanto isso, o lucro real é o regime adotado por grandes empresas, sendo menos comum.
Veja em seguida: Quais as principais diferenças entre MEI e ME?
Abrindo um empresa em São Paulo
Para abrir empresa em São Paulo o empreendedor precisa levar os seguintes documentos:
- Comprovante de residência com cópia;
- Cópias autenticadas do RG e CPF;
- Cópia da folha espelho do Imposto de Renda Pessoa Física;
- Duas cópias do IPTU e contrato de locação ou compra e venda.
Com todos os documentos em mãos, agora o empreendedor deve fazer a solicitação da abertura da empresa na Junta Comercial.
Geralmente o processo de abertura acontece de forma lenta e burocrática, por isso, busque o suporte de profissionais especializados em abertura de empresa.
Como a Yuracan pode ajudar no momento de abrir empresa em São Paulo?
A Yuracan Consultoria Empresarial é uma empresa de contabilidade séria e experiente, com décadas de experiência no segmento empresarial e contábil, ajudando os pequenos empresários a conquistarem as suas metas.
Trabalhamos com negócios diversos nas áreas da indústria, comércio, tecnologia, MEI’s e prestadores de serviço. A Yurancan também tem tradição na abertura de empresas no estado e na capital paulista.
Localizados na Avenida Paulista, berço da cidade de São Paulo, estamos de portas abertas para atendê-los, entre em contato!
O que você achou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários, temos outros materiais educativos no nosso blog. Siga também as nossas redes sociais.
Leia também:Empresário Individual: saiba quem pode ter essa atividade empresarial