Dentre todas as oportunidades encontradas por uma empresa, obter o certificado digital é um aspecto de extrema importância.
Inclusive, a certificação digital tem se tornado um fator fundamental para um empreendimento, considerando os vários benefícios que ela oferece para a rotina empresarial.
No entanto, ainda é possível encontrar empreendedores com várias dúvidas acerca da importância do certificado digital. Fato que nos motivou a preparar este artigo completo sobre o assunto.
Deste modo, estamos falando de uma peça-chave para o alcance de uma maior eficiência no dia a dia de uma empresa. Ou seja, que tal compreender tudo sobre o certificado digital?
Acompanhe o nosso artigo para descobrir os seus tipos, benefícios e o passo a passo para que seja possível obter o seu. Confira!
Confira também o conteúdo referente ao assunto 6 respostas que só a contabilidade tem sobre o seu negócio.
O que é o certificado digital?
Assim como, uma pessoa física, as empresas também precisam de uma identificação que a reconheçam no mercado.
Desta forma, o certificado digital nada mais é do que uma identidade que se apresenta de maneira online. Fato que permite que uma empresa possa realizar uma série de processos com mais agilidade e praticidade.
Ou seja, o empreendedor agora pode assinar alguns documentos da sua empresa com validade jurídica e realizar transações de forma digital e com mais segurança.
Sendo assim, podemos afirmar que o certificado digital foi criado com o intuito de garantir uma maior autenticidade em tarefas online.
Agora as empresas possuem uma assinatura eletrônica, que permite uma maior otimização dos seus processos, como o envio de documentos oficiais ao governo, por exemplo.
Inclusive, o certificado digital já é uma obrigação para aquelas empresas que precisam, nas suas operações, emitir notas fiscais eletrônicas.
Continue acompanhando o nosso artigo para obter mais informações sobre a certificação digital para as empresas. Vamos lá?
Leia também o nosso artigo sobre o assunto Manter um funcionário: Saiba quais são os custos de um funcionário.
Qual a importância do certificado digital?
Agora que você já compreendeu o que é o certificado digital, é comum que esteja se questionando acerca da sua importância dentro de uma empresa.
Deste modo, a certificação digital é uma ferramenta que, quando implantado dentro de um empreendimento, traz consigo uma série de vantagens. Entre elas, as principais se apresentam como uma maior segurança, agilidade e privacidade nos processos de uma empresa. Fatos que justificam a sua importância.
Além disso, o certificado digital é responsável por uma série de aplicações em prol de uma empresa. É o que acaba o tornando um braço direito dos empreendedores. Conheça algumas das suas funcionalidades:
- Envio e assinatura de documentos digitais;
- Emissão de passaportes e carteiras de habilitação;
- Realização de transações bancárias;
- Assinatura em notas fiscais eletrônicas;
- Envio de informações da empresa ao governo;
- Entre outros.
Desta maneira, podemos concluir que tanto as pessoas físicas como também as pessoas jurídicas podem usar e se beneficiar do certificado digital.
Afinal de contas, ele facilita a realização de operações e transações que demandam uma validação jurídica ou de identificação no ambiente online.
Confira também o nosso artigo referente ao tema Tendências do mercado varejista: conheça quais são.
Quais as vantagens do certificado digital?
As empresas que adotam o certificado digital na sua rotina acabam colhendo uma série de benefícios.
Sendo assim, confira a seguir quais são as principais vantagens por meio da certificação digital para um empreendimento:
- Redução de custos;
- Maior praticidade;
- Mais segurança;
- Facilidade na hora de acessar serviços públicos.
Desta maneira, estamos falando de um aspecto indispensável para uma gestão empresarial mais prática e assertiva.
Acompanhe o artigo sobre o tema Pagamento de impostos: Como saber se a sua empresa está pagando corretamente.
Quem deve obter?
O certificado digital não é uma obrigatoriedade para todos os empreendedores. O foco se encontra nas empresas que precisam emitir notas fiscais eletrônicas e enquadradas nos regimes tributários Lucro Real e Lucro Presumido.
No caso das empresas enquadradas no Simples Nacional, são obrigadas a obter a certificação digital na existência de mais de um funcionário.
Além disso, a única exceção do certificado digital é o Microempreendedor Individual (MEI). No entanto, eles podem optar por utilizá-lo.
Leia também o nosso artigo sobre o assunto Confira 4 estratégias para reduzir a carga tributária da empresa.
Quais os tipos de certificado digital?
Um detalhe importante sobre o certificado digital é que existem diferentes tipos e formatos disponibilizados para as pessoas físicas e jurídicas.
Deste modo, confira a seguir quais as opções disponíveis e o que significa cada um dos seus formatos. Acompanhe!
- e-CPF;
- e-CNPJ;
- NF-e;
- e-Simples;
- e-MEI.
Ou seja, as opções acima são os tipos de certificado digital que podem ser utilizados por empreendedores.
Agora, também é necessário compreender quais são os formatos nos quais os certificados podem ser adquiridos. Confira conosco!
- A1: Possui validade de 1 ano e pode ser instalado em várias máquinas e acessado por diferentes dispositivos. Além disso, ele pode ser integrado à NF-e e exige o fornecimento de senha apenas uma vez.
- A3: A segunda opção de formato possui validade entre 1 e 5 anos e pode ser utilizado em apenas um computador por vez, exigindo a presença de senha em todos os acessos.
Confira também o nosso artigo sobre o assunto Como uma consultoria tributária pode ajudar a sua empresa?
Qual o passo a passo para obter?
Por fim, vamos responder uma das principais dúvidas de pessoas físicas e jurídicas, o passo a passo para obter o certificado digital.
Sendo assim, confira conosco quais são os principais passos referentes à obtenção da certificação digital para as empresas.
- Escolha a sua Autoridade Certificadora (AC);
- Selecionar o certificado ideal;
- Apresentar a documentação solicitada;
- Agendar a avaliação;
- Aguardar a entrega ou retirar o certificado.
Portanto, chegamos ao fim do nosso artigo sobre o certificado digital. O que você achou do nosso conteúdo?
Caso tenha restado alguma dúvida sobre o assunto, compartilhe conosco no campo de comentários. Acesse também o nosso blog e leia outros artigos como este!